Bahia

Estado intensifica ações para prevenção e combate da Covid-19

Por conta do avanço do número de casos de coronavírus no estado da Bahia, a semana iniciou com ações da secretaria de saúde para atender a população. Na última segunda-feira (14), o Governo abriu 20 novos leitos de UTI no Hospital Espanhol, que é uma unidade exclusiva para o atendimento a pacientes com diagnóstico de coronavírus (Covid-19). Com os novos leitos , o Governo do Estado alcança 140 leitos de UTI reabertos nos últimos 15 dias, do total de 170 previstos. Foram abertos leitos no Instituto Couto Maia e Hospital Espanhol, em Salvador, além de leitos de Terapia Intensiva nos municípios de Vitória da Conquista, Juazeiro e Feira de Santana. A expectativa é que novos leitos sejam abertos no decorrer da semana em Porto Seguro e na capital baiana.

“Na última sexta-feira abrimos 20 leitos de Terapia Intensiva e segunda mais 20. Serão, no total, 80 novos leitos de UTI. Assim, o hospital alcançará 240 leitos, sendo 80 clínicos e 160 de UTI”, afirma o secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas.

Em funcionamento desde abril, o Hospital Espanhol também possui salas de cirurgia, refeitório e túnel de desinfecção. A unidade atende pacientes exclusivamente encaminhados pela Central Estadual de Regulação, o que significa que não realiza atendimentos por demanda espontânea.

Diante da necessidade de ofertar e facilitar o acesso a informações de cunho educativo, relacionados à prevenção e ao controle da transmissão e manejo clinico de casos suspeitos e confirmados coronavírus (COVID-19), a Sesab criou o espaço pedagógico que foi criado com o objetivo de agregar vídeos e materiais educativos, bem como links de cursos disponíveis de diversas instituições reconhecidas, relacionados a proteção individual e coletiva, favorecendo a utilização e auto instrução/aprendizagem de todos os profissionais e gestores envolvidos no combate a esta pandemia.

A Bahia registrou 2.465 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h . De acordo com a secretaria, a taxa de crescimento no número de casos foi de +0,6% e o de recuperados +0,6%. O boletim epidemiológico ainda contabiliza 25 óbitos, que ocorreram em datas diferentes.( (até o fechamento desta matéria).

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,37%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.730,93), Jucuruçu (7.736,14), Conceição do Coité (7.437,10), Muniz Ferreira (7.423,87), Aiquara (7.332,43).

Mais informações com números atualizados sobre covid, o que fazer, como saber se está com o Cornonavírus e a situação na sua cidade ocorrem sempre através do boletim epidemiológico diariamente através do boletim epidemiológico para acessar o boletim completo pode entrar no site da sesab através do https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/ ou ainda acessar o Business Intelligence.

Desde o início do mês, o governador da Bahia Rui Costa também participou de atividades para o enfrentamento desta Nova onda da Covid-19 em toda a Bahia. No dia 08/12/2020, participou junto com gestores de outros estados, de uma reunião virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A principal reivindicação dos governadores é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove e registre as vacinas com a maior rapidez possível.

No dia 9 de dezembro, o governador da Bahia determinou que a Secretaria de Segurança Pública monitore propostas e convites para a realização de aglomerações, em ambientes fechados ou públicos, a fim de impedir a realização desses eventos. Além disso, instruiu o órgão a abrir processos criminais, na medida em que os responsáveis por essas aglomerações sejam identificados, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. As festas com qualquer número de pessoas estão suspensas em todo o Estado.

Fonte:a tribuna bahia

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: