Bahia

Destinos baianos são os mais procurados

Ai, Bahia, ai, ai. Bahia que não me sai do pensamento, ai, ai. Ainda que o título da música seja “Na Baixa do Sapateiro”, composta pelo gênio Ary Barroso, e tenha sido cantada em prosa e verso, para todo o Brasil, através da voz de Dorival Caymmi, a canção ajuda a entender o fascínio por um dos estados mais procurados em todo o país, pelos turistas, no período do verão que se avizinha – falta pouco menos de uma semana para o início da estação mais esperada por muita gente.

Mesmo com a pandemia de covid-19 e o cancelamento de grandes eventos que costumam ocorrer neste período, como os cinco dias do Festival da Virada e os seis dias de Carnaval (que em 2021 deve ocorrer no mês de julho), o destino ainda é um dos preferidos por aqueles que buscam cultura, gastronomia, história e belezas naturais, além da receptividade tão difundida pelos quatro cantos do território nacional.

Pelo menos é o que aponta uma pesquisa divulgada por uma plataforma que faz reservas de quartos de hotéis e outras unidades do setor, como pousadas, hostels, entre outros. Para o período do Natal, entre os 10 destinos em alta, mais procurados pelos brasileiros, há três cidades baianas na lista: Guarajuba, no Litoral Norte (e cuja praia recebeu recentemente o selo Bandeira Azul); Trancoso, no sul do estado, local que costuma receber famosos de várias partes do país e do mundo; e Arraial d’Ajuda, próximo a Porto Seguro, também na região sul do estado.

Já no período do Réveillon, também são três o número de localidades baianas dentre as mais procuradas pelos turistas que pretendem viajar pelo país e passar a virada do ano fora de casa: além de Guarajuba e Trancoso, que novamente aparecem na lista, entra neste rol o distrito de Barra Grande, na Península de Maraú, no baixo sul do estado, e que costumam também atrair muita gente não apenas no período de altas temperaturas, mas também ao longo do ano.

SALVADOR

Além dos destinos litorâneos terem destaque nas pesquisas entre os viajantes, a capital baiana também, neste período do ano, costuma ser bem cotada entra àqueles que buscam um destino de praia. Um levantamento realizado pela Prefeitura de Salvador apontou que o município está, novamente, na liderança como destino nacional a se visitar no pós-pandemia.

Neste, foram ouvidos 1,6 mil brasileiros, de diversos estados do país, por telefone, no período 3 a 20 de novembro. Conforme a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a pesquisa se baseou em um questionário composto por perguntas que abordaram, entre outras, temas como hábitos, novos comportamentos e exigências de segurança. Após Salvador, que teve 6,11% dos votos, apareceram Maceió (5,09%) e Fortaleza juntamente com o Rio de Janeiro, com 4,92% cada.

Do total de entrevistados, 29,3% residem no estado de São Paulo, 25,4% no Rio de Janeiro e 6,2% em Minas Gerais – regiões que costumam atrair um maior número de turistas à Bahia. Quanto à intenção de viagem após a pandemia do coronavírus, 46,9% afirmaram que pretendem viajar, sendo que destes, 88,5% informaram que pretendem ir para destinos nacionais. Desse grupo, 12,3% desejam ir para São Paulo, 12,2% para Bahia e 11,6% para o Rio de Janeiro.

“É gratificante saber que Salvador figura mais uma vez como a primeira cidade do país para onde os turistas querem visitar depois da pandemia. Isso é fruto do sólido trabalho de promoção turística e requalificação da cidade”, afirmou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pablo Barrozo. Ainda de acordo com a pesquisa, os entrevistados consideraram como principais atributos para visitar Salvador os atrativos naturais, a exemplo das praias (74,1%), e as atrações históricas e culturais (61,2%).

A capital baiana também aparece bem ranqueada em uma pesquisa divulgada na última semana por uma plataforma de passagens aéreas. Nela, Salvador está em quinto lugar entre os dez destinos do país mais procurados para o período das férias – um acréscimo de três posições em relação ao levantamento anterior. Além dela, também aparece na lista o município de Porto Seguro, na oitava colocação.

Fonte:a tribuna bahia

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: