DestaquesEconomia

Veja 11 dicas para economizar energia

Com o aumento da energia elétrica, medidas simples como tirar os carregadores das tomadas e usar o chuveiro no modo verão são algumas das dicas para não ter surpresas no bolso

Diante da crise hídrica e do aumento nas contas de luz, que deve ser de cerca de 7% já no próximo mês, o consumidor tem buscado cada vez mais alternativas para economizar e diminuir os custos. Eletrodomésticos antigos como geladeira, microondas, freezer e lavadora de roupas podem aumentar ainda mais os gastos. Outros vilões já conhecidos são o chuveiro elétrico, secadora de roupas, aquecedor e ferro de passar, que também têm papel fundamental nesse prejuízo. Mesmo assim, é possível continuar usando esses aparelhos conscientemente e economizar tanto a natureza quanto a carteira.
Pensando nisso, o Triider , plataforma de serviços gerais que oferece mais de 50 opções de pequenos a grandes reparos – entre eles faxina, frete, instalação e manutenção de móveis e pintura – listou 11 dicas que podem contribuir para diminuir a surpresa ao ver a conta de energia .
 
• Eficiência dos aparelhos elétricos
Os mais antigos tendem a ser menos eficientes. Se possível, o mais indicado é substituí-los por aparelhos mais novos com selo PROCEL de eficiência energética.
• Tome banhos mais curtos
Ao ficar muito tempo no chuveiro, há desperdício de água e de energia, principalmente no inverno. O modo morno ou verão do chuveiro gasta cerca de 30% a menos. Outro ponto importante é não reaproveitar resistências queimadas do chuveiro. Isso provoca o aumento de consumo e coloca em risco a sua segurança.
• Carregadores nas tomadas
Um hábito que gasta muita energia é deixar fios conectados às tomadas quando não estão com os aparelhos ou quanto o material já está carregado. Além do gasto, a prática também causa acidentes domésticos, por isso, é essencial redobrar a atenção.
• Luz natural é de graça
Sempre que possível, aproveitar a luz do dia ajuda a reduzir a conta de energia e é mais confortável para os olhos. Por isso, ambientes com iluminação natural, com janelas amplas e paredes claras são ideais para o momento.
• Nada de “modo espera” dos aparelhos
Assim como o carregador na tomada, não tem necessidade de deixar o eletrodoméstico na tomada se você não estiver utilizando, pois o stand by também consome energia.
• Lâmpadas LED
Os modelos podem consumir até 80% menos que as convencionais.
• Função “timer” das TVs
Não é tempo de dormir com a TV ligada a noite inteira. Por isso, a função “timer” da televisão pode ser uma aliada do momento.
• Otimização do lavar e passar roupas
O ideal é juntar a maior quantidade possível de roupas para lavar e passar, utilizando tecidos mais grossos para quando o ferro estiver mais quente e deixando roupas mais leves para passar com o ferro desligado. Outra dica é investir nas peças de roupa que não precisam ser passadas.
• Fiação de casa
Fios antigos, desencapados ou expostos podem ser perigosos para a segurança da casa, não somente para o bolso. Por isso, o melhor é fazer a verificação periódica e trocar com urgência, quando necessário.
• Sistemas solares de aquecimento
O sol como instrumento de aquecimento de água e de geração de energia é uma boa alternativa, uma vez que eles são mais econômicos e ajudam a preservar também o meio ambiente.
• Tamanho do ar-condicionado
No calor, também é necessário utilizar equipamentos como ar-condicionado de forma inteligente. Por isso, a primeira dica é escolher o equipamento de acordo com o tamanho do ambiente onde ele será instalado. E, por último, manter os filtros do aparelho limpos e regular a temperatura é essencial para não ter surpresas com a conta de energia.
Com profissionais qualificados e aptos a realizar serviços gerais de pequeno e grande porte, como troca de fiação, instalação de painéis solares e instalação e manutenção de ar-condicionado, o Triider tornou-se o maior player do setor de reformas após a aquisição da operação brasileira do aplicativo Habitissimo, espanhola de grandes manutenções. Dessa forma, os mais de 80 serviços oferecidos pelas empresas se complementam e, com isso, os consumidores têm acesso a todos os tipos de serviços de obras com alcance em todo o território brasileiro.
Sobre o Triider
O Triider é a maior plataforma de serviços gerais do país, que conecta clientes a profissionais especializados e ideais para a demanda do consumidor. A startup adquiriu, em julho de 2021, a operação brasileira do aplicativo espanhol Habitissimo. Juntas, as empresas cobrem todo o território nacional e totalizam mais de 80 serviços disponíveis, como pintura, elétrica, hidráulica, frete, reforma, entre outros. Por meio das plataformas, site ou aplicativo, o consumidor pode contratar os mais de 8 mil profissionais cadastrados e aptos a realizar serviços de pequenas e grandes reformas. O Triider, por sua vez, acompanha a jornada do cliente desde a contratação do serviço até o pós pagamento. Com preços presentes no site e opções de orçamento também via app, a startup atua na digitalização do setor da construção civil.
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: