Bahia

TRF-1 é alvo de ataque hacker e site fica fora do ar; invasão afeta Justiça Federal na Bahia

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) foi alvo de um ataque hacker na manhã desta sexta-feira (27). O site do Tribunal está fora do ar. Ao Estadão, a assessoria de comunicação do TRF-1 informou que o banco de dados está passando por uma manutenção para “analisar uma possível falha na segurança”.

 

O TRF-1 é o maior tribunal do país, abrangido 13 estados brasileiros, entre eles, a Bahia. A assessoria de comunicação da Justiça Federal na Bahia informou que os sistemas estão em manutençãoOs invasores comemoraram nas redes a invasão e por demonstrar a suposta vulnerabilidade do sistema do TRF-1. Em um site utilizado por eles para divulgar vazamentos de dados, foram publicados nomes de arquivos que seriam de quatro das 47 bases de dados do TRF-1 que teriam sido invadidas. No entanto, os arquivos em si não foram publicados. 

 

Segundo o TRF-1, a princípio não houve vazamentos, mas apenas divulgação de material que já era público. Desde o início de novembro, órgãos do Poder Judiciário vem sofrendo com ataques hackers. No Superior Tribunal de Justiça (STF), por exemplo, o sistema ficou bloqueado por dias. Os invasores chegaram a pedir o pagamento de uma espécie de “resgate”. No dia 15 de novembro, um ataque cibernético ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atrasou por horas a divulgação dos resultados do primeiro turno das eleições municipais. 

 

O TRF-1 emitiu um comunicado no início da tarde desta sexta-feira informando que, em decorrência da invasão, “foram adotadas medidas preventivas para a preservação do ambiente tecnológico”. “Assim, todos os sistemas do Tribunal foram colocados em modo restrito para permitir a adequada investigação, sendo que, até o momento, não se identificou nenhum ativo de TI comprometido”.

Fonte:bahia noticias

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: