Cultura

Série Carybé da Osba traz o pianista Leonardo Hilsdorf como solista convidado

Na terceira edição da Série Carybé da Temporada 2019, a Orquestra Sinfônica da Bahia recebe o pianista paulista Leonardo Hilsdorf para o concerto que será realizado no dia 26 de setembro, no Museu de Arte Sacra, às 19h, com entrada gratuita. Em formato de câmara, o pianista toca acompanhado dos músicos da Osba, a violonista Priscila Rato e o violoncelista Thomaz Rodrigues. O repertório é formado por obras para piano, de Mozart e Beethoven, e para trio de cordas, de Dvorak.

O repertório destaca o piano com as obras “Sonata para Piano nº 14 em Dó menor, K.457”, de W. A. Mozart (1756-1791); a “Sonata para Piano nº 23, Op.57”, do alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) e finaliza com o “Trio para Piano nº 4 em Mi menor ‘Dumky’”, de Antonín Dvorak (1841-1904), esta última, com solos de violino e violoncelo. A Série Carybé, batizada com o nome do artista plástico argentino naturalizado no Brasil, proporciona ao público baiano apresentações com formato e repertório camerístico em museus e centros culturais.

Leonardo Hilsdorf é um dos principais expoentes da nova geração de pianistas brasileiros, se apresentando com sucesso no Brasil, Estados Unidos e Europa. Ganhou prêmios internacionais, como o primeiro lugar no Concurso Internacional J.J.C Yamaha do México, que lhe rendeu uma turnê por diversos países da América Latina. Bacharel em piano pela Universidade de São Paulo e mestre pela New England Conservatory, em Boston, nos Estados Unidos. Também estudou com Claudio Martinez Mehner na escola de música de Colônia, Alemanha. Atualmente o pianista vive em Paris.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), criada em 30 de setembro de 1982, é uma companhia estadual que integra os corpos artísticos do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social (OS) – assumiu a gestão da Osba, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (Secult).

SERVIÇO

Data: 26 de setembro
Horário: 19h
Local: Museu de Arte Sacra
Solistas: Leonardo Hilsdorf (piano), Priscila Plata Rato (violino) e Thomaz Rodrigues (violoncelo)

PROGRAMA:

W. A. MOZART – Sonata para piano nº 14 em Dó menor, K.457
L. V. BEETHOVEN – Sonata para piano nº 23, Op.57
A. DVORAK – Trio para piano nº 4 em Mi menor “Dumky”

Etiquetas
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: