Meio Ambiente

Sema e Inema assinam acordo de cooperação com a Ufba

Um acordo com cooperação foi assinado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) nesta quinta-feira (23). Ele vai permitir a realização de diversos projetos relacionados à sustentabilidade ambiental e ao monitoramento e fiscalização de riscos ambientais. 
 
O acordo prevê a participação mútua das três entidades na troca de dados e informações técnico-científicas, além da qualificação profissional dos respectivos quadros técnicos e estudo das áreas de interesse comum relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.
 
Segundo o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, esse convênio foi muito esperado e é o primeiro passo para construir um diálogo e estreitar as relações com as instituições de ensino. “Sou oriundo da universidade e sei da importância da Academia para a efetivação das políticas públicas. Sem a pesquisa e a extensão, não chegaremos a lugar algum. O nosso objetivo é dotar a secretaria de ferramentas estratégicas, com o subsídio do que já é produzido no campo acadêmico”, destaca. 
 
O reitor da Ufba, João Carlos Salles, também ressalta que a universidade é “um espaço de conhecimento, criatividade e diálogo. Estamos cumprindo com excelência a nossa tarefa de produzir pesquisas de acordo com os interesses da sociedade e a realidade local. Esse acordo é celebrado em um momento delicado, que nosso espaço acadêmico precisa ser protegido, por isso esse apoio se torna muito importante. A Ufba se coloca às ordens para ajudar no que for preciso”. 
 
Parcerias
 
A partir do acordo, a Sema e o Inema vão poder firmar convênios e parcerias diretamente com as unidades universitárias. O primeiro já será assinado na Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 3 e 8 de junho. Com o Departamento de Engenharia Elétrica e Computação da Escola Politécnica, será firmado, juntamente com a Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público da Bahia (MPBA), convênio para o desenvolvimento de tecnologia de captação e transmissão de imagens para o Programa de Monitoramento e Gerenciamento de Riscos Ambientais.
 
Já com o Instituto de Geociência, a Sema e o Inema assinarão termo de fomento para pesquisa geológica que permitirá o desenvolvimento do Projeto de Reaproveitamento de Rejeitos e Resíduos, integrante do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade.
 
A diretora-geral do Inema, Márcia Telles, reitera que o conhecimento deve estar presente na atividade-fim. “Já fomos parceiros da Ufba em diversos projetos e sempre tivemos excelentes resultados. Produzimos muitas informações nas nossas frentes de trabalho que são relevantes para os estudos acadêmicos e vice-versa. Por isso, é essencial que essa relação com as universidades seja sempre fortalecida e consolidada”, pontua. 
 
Também participaram do ato a chefe de gabinete da Sema, Cássia Magalhães; a diretora do Instituto de Geociências da Ufba, Olívia Oliveira; o coordenador da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação da Ufba, Thierry Lobão; a superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais da Sema, Clarissa Amaral; o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Claudemir Nonato; diretores do Inema e técnicos da Sema.
Etiquetas
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: