Destaques

Salvador tem programação em prol da segurança do Trabalho

Celebrado em 28 de Abril, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho será marcado por uma programação organizada pelo Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat), na capital baiana.

As atividades começam nesta quinta (25), às 9h, com uma audiência pública alusiva à data, na Assembleia Legislativa da Bahia. Iniciativa do mandato da deputada estadual Olívia Santana, o evento vai reunir integrantes de diversas instituições para discutir as legislações pertinentes e a responsabilização das empresas nos casos de acidentes, além de abordar questões como terceirização, reforma trabalhista e precarização das relações de trabalho.

Já na sexta-feira (26), será realizada a mesa redonda “Trabalho, saúde e segurança: o enfrentamento diante do novo contexto legislativo”, no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), no Corredor da Vitória, a partir das 9h. Participarão do debate, representantes das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Saúde (Sesab), do MPT, da Superintendência Regional do Trabalho e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Dados

Na Bahia, de 2007 a 2017, foram registrados 255.169 acidentes de trabalho entre segurados da Previdência Social, sendo 10.132 casos com sequelas irreversíveis, 205.310 com incapacidade temporária e 1.214 óbitos por acidente de trabalho.

Forumat

O Fórum é integrado por instituições públicas, representantes das três esferas de governo, de trabalhadores e de empregadores, além de outros segmentos da sociedade civil. Realiza ações no âmbito estadual, com objetivo de debater situações de risco decorrentes das atividades laborais nos ambientes de trabalho.

As iniciativas buscam traçar estratégias e construir propostas de melhoria das condições de trabalho. O Forumat incorpora as ações da Câmara Temática de Saúde e Segurança do Trabalhador da Agenda Bahia do Trabalho Decente.

Etiquetas
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: