Esportes

Rubro Negro até se esforça na reta final mas não evitou o rebaixamento para serie C

Vitória não resistiu e neste domingo, mais uma vez  um momento triste da sua centenária história. No Barradão, o Rubro-Negro foi batido por 1 a 0 pelo Vila Nova e retorna para a Terceira Divisão após 15 anos. Para escapar da queda, os baianos precisavam vencer e contar com tropeços de rivais diretos, mas sequer conseguiram fazer a sua obrigação. Éder Monteiro marcou o gol da partida nos minutos finais.

Em dois anos de desempenho ruim no Brasileiro, não são poucos, tampouco surpreendentes, os fatores que levam o clube baiano de volta à Série C após 15 anos.

O Vitória atravessa crise institucional de longa data; afinal de contas, nos últimos seis anos, o clube teve cinco presidentes diferentes, sendo que três deles renunciaram: Carlos Falcão, Ivã de Almeida e Ricardo David. O drama político, no entanto, tomou proporções ainda maiores em 2021.

Após denúncias de irregularidades na gestão, Paulo Carneiro foi afastado do comando do clube ao longo da Série B. O vice-presidente, Luiz Henrique Viana, chegou a assumir o Vitória, mas pediu licença pouco tempo depois. Com isso, o Rubro-Negro termina a Série B com Fábio Mota, presidente do Conselho Deliberativo, como gestor.

Quatro técnicos, três deles efetivos, comandaram o Vitória ao longo da Série B: Rodrigo Chagas, Ramon Menezes e Wagner Lopes foram os treinadores principais; Ricardo Amadeu esteve à frente do time de forma interina em duas partidas. E não foram substituições tranquilas.

O Vitória até ensaiou uma arrancada na reta final da Série B, mas o fato é que o time demorou a engrenar. Até a 29ª rodada da competição, o Rubro-Negro tinha vencido apenas quatro partidas.

O crescimento só veio ao longo do trabalho de Wagner Lopes, que assumiu a equipe na 18ª rodada e na zona de rebaixamento. Nos 12 primeiros jogos, Wagner somou dois triunfos, seis empates e quatro derrotas (aproveitamento de 33%). Nos últimos nove compromissos, o rendimento foi de 51%, mas não o suficiente para evitar o rebaixamento.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: