CidadesSaúde

Residentes em Salvador poderão se vacinar contra gripe nesta terça (11)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) abre a vacinação contra a gripe, nesta terça-feira (11), exclusivamente para residentes com Cartão SUS da capital baiana e que não tomaram o imunizante em 2021. Podem buscar os postos pessoas com idade igual ou superior a seis meses de idade. Os postos também estão aplicando a dose de reforço das crianças vacinadas em 2021 pela primeira vez na vida (ou seja, a 2ª dose será aplicada nos pequenos que tiveram contato com a vacina a primeira vez no ano passado).

Desde o ano passado, 445 mil pessoas receberam a vacina contra gripe na capital baiana. O número corresponde a 63% das mais de 820 mil pessoas que podem receber o imunizante na cidade. A meta da SMS é aplicar a dose em, pelo menos, 90% do público elegível que reside na cidade.

“A imunização continua sendo a forma mais eficaz para proteção contra gripe. Por isso estamos convocando todos os indivíduos residentes da capital baiana e com o cartão SUS da cidade para comparecerem aos postos e atualizar a situação vacinal. Manter a utilização da máscara também é outra medida importante de contingência de disseminação do vírus da gripe”, explicou a diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Andréa Salvador.

Surto – Salvador está vivendo um surto de casos de influenza. De acordo com Andréa Salvador, a situação é configurada pelo elevado número de casos registrados em um curto espaço de tempo. Entre 2021 e 2022, 1.064 casos de influenza e 48 óbitos foram contabilizados na cidade.

“São casos predominantemente do vírus da influenza H3N2 que estão circulando de maneira mais intensa desde o final de novembro. Por esse motivo ligamos o sinal de alerta e estamos convocando a população prioritária para realizar a vacinação e ampliar o percentual de cobertura vacinal. Com isso, esperamos conter o avanço dos casos e quebrar a cadeia de transmissão na capital”, afirmou a diretora.

Confira os pontos:

Drive-thru – 8h às 18h

Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos II), 5º Centro de Saúde (Barris), Shopping Bela Vista (9h às 18h) e Unijorge (Paralela).

Pontos fixos – 8h às 16h

USF Antônio Lazarotto (Plataforma), USF Frei Benjamin (Valéria), USF Capelinha de São Caetano, USF Parque de Pituaçu, USF Joanes Leste, Bahia Outlet Center (9h às 16h) e USF Joanes Centro Oeste.

Pontos fixos – 8h às 17h

USF São João do Cabrito, USF Alto do Cruzeiro, USF Alto da Terezinha, USF Fazenda Coutos I, USF Estrada da Cocisa, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Vila Canária, USF Dom Avelar, UBS Pires da Veiga (Pau da Lima), USF Nova Brasília e Multicentro Liberdade.

Pontos fixos – 8h às 18h

5º Centro de Saúde (Barris), Multicentro Amaralina, Estação da Lapa, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Yolanda Pires (Fazenda Grande I), USF Cajazeiras IV, USF Mussurunga I, Estação Mussurunga, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), 16ª Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo), Mercado Bompreço (Armação) e UBS Manoel Vitorino (Brotas).

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: