Vacinação COVID 19

Prefeitos devem construir consórcio municipal para compra de vacin

Neste sábado (27), aconteceu uma reunião virtual entre os integrantes da Comissão de Vacinas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para debater a instituição do consórcio de municípios para a compra dos imunizantes. A intenção da entidade é pactuar, com gestores das médias e grandes cidades, o início e o cronograma da construção desta estratégia, já a partir desta segunda-feira (1º).

Atualmente, há dez vacinas aprovadas e mais de 230 em fase de testes no mundo. Por enquanto, deverá ser formado um grupo de trabalho com representantes de cidades que já estão em tratativas para a compra de vacinas. Essa ação aconteceria em paralelo à constituição do consórcio, que deve acontecer ainda em março. Além de vacinas, o consórcio também vai ser desenhado para a compra de equipamentos, medicamentos e insumos.

Para o prefeito Bruno Reis, com a criação de um consórcio de municípios, será possível aos gestores das cidades comprar as vacinas em quantidade maior. A ação, inclusive, considera a recente decisão do Supremo e do projeto de lei a ser aprovado na Câmara, que permite a estados e municípios a aquisição de doses diretamente dos fabricantes.

“Salvador já possui três protocolos assinados, com a Pfizer, Sinovac e Oxford/AstraZeneca, aguardando somente essa possibilidade de compra. Já há outros prefeitos baianos entrando em contato com o mesmo desejo de comprar vacinas. O objetivo maior é de salvar vidas e entendemos que é muito mais barato investir em vacina do que montar estrutura”, declarou Bruno Reis.

Na opinião do presidente da FNP, Jonas Donizette, o que hoje é uma pandemia pode virar uma endemia. “O coronavírus é uma realidade e pode ser que tenhamos que vacinar a população com alguma frequência. Então, a constituição desse consórcio não é tardia. Estamos liderando essa ação pensando não só na urgência, mas também no futuro”, falou.

Além do representante de Salvador Bruno Reis, também participaram da reunião os prefeitos de Cuiabá (MT), Emanuel Pinheiro; de Manaus (AM), David Almeida; de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo; de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira; de Petrolina (PE), Miguel Coelho; do secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba (PR), Vitor Puppi, representando o prefeito Rafael Greca; além do secretário-executivo da FNP, Gilberto Perre.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo