Cultura

Osba lança processo seletivo para aulas de ensino à distância

Como forma de compartilhar seus conhecimentos musicais com a comunidade, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) expande as atividades de extensão e lança a ‘Academia Virtual da Osba’, projeto de aulas de ensino à distância ministradas por integrantes da orquestra. A iniciativa é voltada a musicistas e músicos em formação que queiram se aperfeiçoar na prática de instrumentos orquestrais. 
 
São oferecidas 95 vagas para 13 modalidade de instrumento: violino (29), viola (9), violoncelo (10), contrabaixo (5), flauta (4), oboé (7), clarinete (3), saxofone (2) fagote (4), trompa (3),trompete (8), trombone (5), tuba (2) e percussão (4). As inscrições deve ser feitas até o dia 23 de agosto, exclusivamente neste link. O processo seletivo ocorrerá por meio do exame de um vídeo musical enviado pelo candidato. 
 
A valorização da diversidade étnica, social e de gênero é uma premissa do edital de seleção, que destinará 40% das vagas à promoção da inclusão. Dessas, metade serão reservadas para mulheres e metade serão reservadas para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas) ou indígenas e que estejam em situação de vulnerabilidade econômica. As informações detalhadas e condições para a inscrição podem ser lidas no edital, disponível neste link
 
Impacto sociocultural 
 
Para Carlos Prazeres, regente titular e diretor artístico da Osba, “a criação de uma Academia de Música beneficia amplamente o meio cultural, fomentando o estudo da música sinfônica, abrindo um novo espaço para ensino e aprendizado relacionado a esse meio, favorecendo o desenvolvimento de futuros profissionais para o mercado da música e orquestra e colaborando para que o nível de formação dos profissionais seja aprimorado, gerando um impacto sociocultural positivo e de longa duração”.  
 
As aulas estão previstas para ocorrerem entre 14 de setembro e 20  de novembro, com um encontro semanal de 1 hora, totalizando uma carga horária de 10 horas. Como atividade de conclusão de curso, os alunos gravarão um vídeo-concerto que será veiculado nas redes sociais da Osba em data a ser definida no mês de dezembro. Ainda será oferecida uma premiação em dinheiro, no valor de R$ 2,5 mil, para até 6 alunos com os melhores desempenhos. 
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: