Cidades

Obras de ampliação do SIAA de Amélia Rodrigues vão beneficiar mais de 92 mil habitantes

O Governo do Estado, em mais uma ação da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), está finalizando a 1ª etapa das obras de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Amélia Rodrigues.

Os trabalhos estão sendo executados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à SIHS, e vão beneficiar 92.435 moradores dos municípios de Amélia Rodrigues (sede), Conceição do Jacuípe (sede), Coração de Maria (sede),Teodoro Sampaio (sede), Terra Nova (sede) e as localidades de São Bento do Inhatá, Mata da Aliança, Cambotá e Lustosa.

Visando melhorar a capacidade da operação nas unidades de adução, tratamento, reservação e rede de distribuição, foram investidos R$ 59.982.469,22 na execução das obras. Estão previstas no projeto a implantação de captação através da derivação do canal de água bruta do Sistema de Pedra do Cavalo, a implantação de mais de 83 quilômetros de adutoras e subadutoras de água tratada, a implantação de adutora com extensão de 18,5 quilômetros de água bruta, a implantação de três estações elevatórias, a ampliação da estação de tratamento de água de Amélia Rodrigues e a implantação de 45,5 quilômetros de rede de distribuição.

“A obra já está sendo concluída, com 95% de avanço físico. Essa intervenção vai melhorar o abastecimento de água dos municípios e localidades vinculados ao Sistema Integrado de Amélia Rodrigues, duplicando a capacidade de produção de água, que vai passar dos atuais 130l/s para 260 l/s”, informou o titular da SIHS, Leonardo Góes. Os testes pré-operacionais estão em andamento, e a previsão de conclusão é no início de fevereiro de 2022.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: