Política

Deputados escolhem os Destaques da Imprensa em 2021

Os deputados estaduais escolheram, em votação secreta, os profissionais da imprensa que melhor cobriram os trabalhos na Assembleia Legislativa em 2021, credenciados junto ao Comitê Edson Alves de Imprensa. Um programa foi especialmente desenvolvido para permitir a votação remota, através do endereço www.alba.votando.com.br.
 
Foram vencedores os jornalistas Levi Vasconcelos, de A Tarde; Tamirys Machado, do portal Bocão News; e Victor de Santana Pinto, da Rádio Piatã FM. Eles receberão, respectivamente, os troféus Quintino de Carvalho, para a mídia impressa, Armando Lobracci Neto, para a mídia eletrônica (sites, blogs e mídias digitais) e Wilson Menezes, para os profissionais de rádio e televisão. Os prêmios homenageiam jornalistas políticos de grande notoriedade já falecidos.
 
SOLENIDADE
 
A entrega dos prêmios será no dia 14, à tarde, coincidindo com a premiação dos parlamentares eleitos destaques 2021 na última semana: Os deputados Adolfo Menezes, presidente da Assembleia Legislativa; Sandro Régis (DEM), líder da minoria, Alex da Piatã (PSD), Alan Sanches (DEM) e Capitão Alden (PSL).
 
Essa escolha dos melhores do ano busca incentivar deputados e os integrantes da mídia a produzir mais e melhor, numa competição saudável em busca de bons resultados para o Legislativo, bem como para a divulgação abrangente e objetiva dos fatos ocorridos no Poder que sejam de interesse público – inserindo-se nas confraternizações de final do ano da Assembleia.
 
O presidente Adolfo Menezes (PSD) iniciou o processo de votação eletrônica logo no início dos trabalhos em plenário, retomando a definição dos responsáveis pelas melhores coberturas jornalísticas, suspensas em 2020, pela pandemia e pela exigência de distanciamento social – seguindo decisão da diretoria do Comitê de Edson Alves de Imprensa, presidido pelo jornalista Raul Monteiro, que já elegera os deputados destaques de 2021.
 
O processo de votação, 100% remoto, começou com o deputado Adolfo Menezes lembrando que essa escolha anual é uma tradição da Assembleia de meio século. Frisou que este é o momento em que a ALBA anualmente homenageia os profissionais da imprensa que acompanham os trabalhos da Casa no cotidiano: “A imprensa é um dos principais canais de ligação entre o Parlamento e o povo baiano, a quem nós representamos levando para o conhecimento dos cidadãos, com isenção os fatos ocorridos na Assembleia que é a Casa da Transparência”.
 
Tratando rapidamente da pandemia, saudou a redução de óbitos, de novas infecções e internações, além da maior cobertura vacinal da população, que permitiu ao Legislativo um maior ritmo de trabalho presencial nesse ano: “Felizmente já podemos fazer essa votação com segurança, bem como nos reunirmos de forma híbrida e debater as grandes causas do interesse da Bahia e dos baianos que passam pelo Parlamento”. Ele explicou o funcionamento do sistema desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social e Diretoria de Tecnologia da Informação, capaz de permitir a participação dos deputados, mesmo sem estar fisicamente na sessão”, completou.
 
Antes do encerramento da sessão plenária, o presidente suspendeu os trabalhos por 10 minutos para a apuração eletrônica dos votos e a emissão do relatório com os resultados que ele proclamou. Para o líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), a escolha dos parlamentares na semana anterior foi o exato retrato da imprensa: “profissionais que se fazem presentes e que sempre buscam notícias, informações e dados de interesse público e de relevância junto à opinião pública”, disse.
 
O líder oposicionista, Sandro Régis, que não participou dos trabalhos presencialmente, louvou o papel da imprensa para a democracia e salientou a importância da divulgação dos trabalhos feita diariamente pelos jornalistas setoristas que “informam aos cidadãos das votações, debates e demais ações ocorridas no parlamento dando transparência ao trabalho dos 63 representantes dos baianos”, frisou.
 
Outro parlamentar que fez questão de parabenizar os jornalistas homenageados foi Robinson Almeida (PT), que foi secretário de Comunicação na gestão do governador Jaques Wagner. Para o petista, os escolhidos realmente “representam o espírito jornalístico da Casa, com a verdade dos fatos sempre prevalecendo”, completou.
 
SISTEMA
 
Para a votação secreta acontecer, foi desenvolvido um instrumento capaz de permitir múltiplas escolhas, pois estão credenciados junto ao Comitê Edson Alves de Imprensa cerca de 50 profissionais setoristas e o Sistema de Deliberação Remota (SDR) não abrangia esta votação diferenciada – permitindo apenas votos “sim, “não”, “branco” e “abstenção”. Na solução proposta pela Ascom em consonância com a DTI, o endereço de votação (www.alba.votando.com.br ) pode ser acessado diretamente do celular. Bastou aos parlamentares fazerem o login com o mesmo usuário e senha que utiliza para acessar o Sevweb nas votações de projetos de lei habitualmente.
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: