Salvador

Neto autoriza reabertura de praias aos sábados e libera Porto da Barra, Buracão e Paciência

O prefeito de Salvador, ACM Neto, autorizou nesta sexta-feira (13) a reabertura das praias e parques públicos da capital baiana aos sábados. Ele também anunciou a liberação do acesso às praias do Porto da Barra, no bairro da Barra, e da Paciência e de Buracão, no Rio Vermelho, que estavam fechadas para uso do público. A regra começa a valer na próxima segunda (16).

Segundo Neto, no caso das praias de Itapuã, Amaralina, Ribeira e São Tomé de Paripe, elas só ficarão abertas de terça a sábado, já que permanece a proibição de que funcionem às segundas. Passa a fazer parte deste grupo também a do Porto da Barra. As demais praias, que não estão incluídas nesta restrição, poderão abrir normalmente de segunda a sabádo.

A prefeitura também proibiu a colocação de mesas, cadeiras e ombreiros, assim como a comercialização de produtos, no Porto da Barra. Nas demais, a permissão continua, mas mediante respeito a protocolos determinados pela gestão municipal.

Sobre a reabertura aos domingos e feriados, Neto afirmou ainda não haver previsão para que isso ocorra. “Vamos esperar o funcionamento aos sábados, ver como as coisas avançam e, se der tudo certo, voltamos a falar sobre domingos e feriados”, disse.

ACADEMIAS, CURSOS E CLUBES SOCIAIS

Os restaurantes, bares e lanchonetes estarão liberados para fazer o serviço de rodízio. Clínicas odontológicas e de estética, bem como autoescolas, poderão estender o horário de funcionamento, de segunda a sábado, das 8h às 19h. Antes, as clínicas estavam autorizadas a abrir nesses mesmos dias, só que 9h às 19h. No caso das autoescolas, o permitido era funcionar das 10h às 19h. 

Instituições que ofertam cursos livres também poderão ampliar horário de funcionamento, de segunda a sábado, das 7h às 22h (a regra anterior determinava abertura e fechamento de 10h às 22h). 

Clubes Sociais, recreativos e esportivos poderão ampliar a capacidade de frequência simultânea para 30% do quadro de associados. Nesses locais, bares e lanchonetes passam a estar autorizados a abrir aos sábados. 

Nas academias de ginástica, o tempo máximo de uma hora de permanência por aluno estará revogado. Porém, esses estabelecimentos deverão manter a obrigatoriedade de agendamento prévio para a entrada de alunos. 

ELEVADOR LACERDA

O Elevador Lacerda também entrou no conjunto das flexiblizações anunciadas pelo prefeito nesta sexta. O equipamento terá o horário de fechamento ampliado de segunda a sábado para 22h. Antes, ele estava autorizado a funcionar de segunda a sexta, das 7h às 17h30, e aos sábados, de 8h às 17h.  

No local, os usuários têm aferição da temperatura, higienização das mãos com álcool a 70% e organização da fila com distanciamento de 1,5 metro entre os passageiros. O acesso ao elevador só é permitido apenas para pessoas que estiverem fazendo o uso de máscaras.  

Há, ainda, presenças de sinalização para distanciamento entre as pessoas e de barreira física de proteção aos ascensoristas dentro das cabines. O ascensor segue funcionando com 30% de sua capacidade, ou seja, seis pessoas por cabine, e o valor da tarifa continua R$0,15. (Atualizada às 12h28, com inclusão de informações sobre os parques, Elevador Lacerda, clubes sociais, academias, cursos livres e autoescolas)

Fonte:Bahia noticias

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: