Política

Nelson Leal se reúne com presidente do conselho da cultura Galega

O presidente da Assembleia Legislativa (ALBA), deputado Nelson Leal (PP), recebeu nesta quarta-feira (25) a visita da presidente do Conselho da Cultura Galega, Rosario Álvarez Blanco, que trouxe ao chefe do Legislativo baiano uma mensagem do presidente do Parlamento galego, Miguel Santalices Vieira, “manifestando a vontade de aumentar essa irmandade entre a Bahia e a Região da Galícia, na Espanha”.
 
Nelson Leal concordou com a iniciativa, ressaltou que tem uma vasta colônia de galegos no estado e designou a deputada Maria del Carmen (PT) como responsável por preparar uma Carta de Intenções, documento que deve ser enviado, já na próxima semana, para o presidente do Parlamento galego. 
“Há a perspectiva de termos um intercâmbio muito grande na área da cultura, do turismo, na administração das cidades, na conservação do patrimônio e até na pesca, já que a frota da Galícia é a terceira maior do mundo”, afirmou Leal, que considera a parceria “extremamente proveitosa para os dois povos”.
 
Para Maria del Carmen, que nasceu na Galícia e veio para o Brasil com 6 anos, “é importante este intercâmbio, que ganha um significado ainda maior porque vem do desejo dos dois Parlamentos”. A primeira secretária da Casa do Povo aponta identificações entre a Bahia e a Galícia. “Salvador tem a maior concentração de arquitetura colonial do Brasil e a Galícia tem Santiago de Compostela, cidade que é patrimônio da humanidade”, observa a deputada.
 
No final do encontro, depois de receber das mãos do chefe do Legislativo baiano dois livros do Projeto ALBA Cultural, a presidente do Conselho da Cultura Galega disse que conheceu a capital baiana pela primeira vez em 2006.  Nascida em Pontevedra, Rosario Álvarez Blanco, professora na área de Filologia Galega e Portuguesa,  acha “muito interessante essa troca de cultura e se sente muito feliz em retornar à terra da Bahia onde a Galícia tem aqui muitos parentes e amigos”, encerrou. 
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: