Educação

Matrícula continua nesta quinta-feira (27) para concluintes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental vindos da rede municipal

A matrícula na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2022 continua, nesta quinta-feira (27), para os concluintes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental vindos apenas da rede municipal de ensino. A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos de idade, ou pelo responsável legal, preferencialmente via internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.

Via internet, a matrícula deve ser realizada a partir do acesso pelo Portal da Educação ou diretamente neste link. Presencialmente, o processo pode ser efetuado em qualquer unidade escolar da rede estadual. O sistema fica disponível até 1º de fevereiro, e os estudantes, pais e/ou responsáveis devem ficar atentos ao cronograma de matrícula, que indica os dias específicos para cada público.

Assim como na capital baiana, o processo de matrícula ocorre nas escolas estaduais localizadas nas cidades do interior da Bahia. No Colégio Estadual Áureo Filho, situado no município de Ipecaetá, a matrícula está organizada seguindo os protocolos recomendados. Analice Rebouças já efetuou a matrícula do filho Leonardo Rebouças, 15, que cursará o 1º ano do Ensino Médio. “Achei o atendimento na escola excelente. Vim logo cedo fazer a matrícula dele, pois o estudo é fundamental para a vida de uma criança”, disse.

Na cidade de Umburanas, Maria de Fátima Oliveira esteve no Colégio Estadual Professora Maria Madalena da Silva e já fez a matrícula do filho Guilherme de Almeida, 16, em uma das turmas do 1º ano. “A escola está organizada e achei o atendimento muito bom. Matriculei o meu filho, porque sei que só o estudo pode mudar a vida dele. Trabalho na roça com orgulho para que ele possa estudar e ter um futuro bom”, afirmou.

Cronograma

Na sexta-feira (28), a matrícula será destinada para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual em qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem. Já no período de 31 de janeiro e 1º de fevereiro poderá ser efetuada a matrícula do estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede estadual em qualquer ano ou série do Ensino Médio. Nestes três dias, a matrícula também poderá ser feita através da internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.

Documentos

A confirmação da matrícula ocorre mediante a entrega da documentação exigida que, em caso de pendência, deverá ser apresentada obrigatoriamente na secretaria escolar, posteriormente. São estes os documentos:

  • via original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF);
  • via original e cópia da carteira de vacinação devidamente atualizada;
  • via original do histórico escolar; via original e cópia legível da carteira de identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil;
  • via original e cópia legível do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura);
  • cópia legível do RG da própria mãe do estudante e ou do responsável legal;
  • cópia legível do CPF da própria mãe do estudante e/ou do responsável legal.
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: