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ITAPETINGA: APÓS FIM DO CONTRATO COM A CAIXA, SAAE INSTALA PONTO PARA RECEBIMENTO DE CONTAS NA NOVA ITAPETINGA

Após um período de tempo do transtorno criado com o fim do contrato com a Caixa Econômica Federal, o SAAE, instalou um ponto de atendimento na Nova Itapetinga, situado na avenida Gerson de Oliveira, (coração da Nova Itapetinga).

O SAAE, sabendo que o fim do contrato com a Caixa Federal iria causar grande transtorno aos consumidores, tentou de todas as formas em mesas de negociação, reduzir os valores cobrados pela instituição bancária, porém não obteve o êxito desejado diante da posição da direção da Caixa Federal.

O impacto negativo com o fim do contrato foi imediato, uma vez que as casas lotéricas deixaram de ser ponto de pagamento dos talões de água, haja visto ser as agências lotéricas quem recebia de longe o maior volume de arrecadação dos valores oriundos das contas.

 Diante disto, a direção da autarquia decidiu colocar um ponto de pagamento no bairro mais populoso da cidade, no caso a Nova Itapetinga. Embora a característica principal para o consumidor seja o pagamento de seu talão de água, o ponto de atendimento contará com todos os demais serviços relevantes para os consumidores.

São eles:

Conta

  • 2ª Via de Contas
  • Alteração da Data de Vencimento de Contas
  • Aumento incomum de consumo
  • Extrato de Débito
  • Mudança de Endereço Para Entrega de Contas
  • Parcelamento de Débitos

Consumo de água

  • Desligamento ou Corte a Pedido do Usuário
  • Nova Ligação de água
  • Ligação Provisória
  • Religação

Leitura

  • Correção de Leitura com erro
  • Aferição de Hidrômetro
  • Revisão de Leitura Talão de Água

Serviços

  • Alteração do Local do Padrão
  • Mudança de Titularidade (Locação e Arrendamento)
  • Substituição de Hidrômetro
  • Transferência de Nome de Titular
  • Troca de Registro

Prós e contras

Embora necessário dentro do atual contexto, questionamentos tem sido feitos quanto a viabilidade financeira da abertura do ponto, face ao fim do contrato com a Caixa Federal, uma vez que não ficou claro com a apresentação de números, se a ação, ao fim de tudo, será de fato viável quanto a aplicação de recursos e manutenção deste ponto.

Não se trata de uma crítica direcionada, como certamente afirmará alguns “apaixonado$” pelo Prefeito. Afinal de contas somos seres pensantes e questionamentos são naturais, uma vez que estamos falando de recursos públicos.

É bom que se avalie que a ativação de um ponto dessa natureza, irá trazer custos, com equipe de atendimento, segurança por monitoramento e física (presença de uma empresa de segurança), deslocamento de malotes, entre outras despesas.

Certamente haverá cobranças da população de outros bairros distantes, para que a mesma ação seja replicada para trazer essa facilidade e de acordo forem sendo instalados pontos, custos serão elevados.

Então deixo aqui o meu questionamento: Se fossem realizados contratos com comerciantes destas localidades para recebimento de contas, não representaria economia para a autarquia sem deixar a população desassistida de ter a facilidade de ter em seu bairro um ponto para efetuar o pagamento de seu talão de água?

Será que o pensamento foi no melhor para a população, ou no saldo político avaliado como positivo iria trazer? É bom que se avalie que a abertura do ponto em si, não denota respeito ou merecimento para com os moradores, toda população merece sim que se realize ações para que a vida do cidadão seja facilitada.

Por outo lado, isso pode ser feito considerando o que de fato é viável em respeito aos recursos que saem do bolso deste mesmo cidadão, uma vez que outras situações devem ser avaliadas dentro de todo o contexto, para que se chegue em uma solução que facilite e atenda as necessidades da população sem que isso penalize de forma desnecessária os recursos financeiros do SAAE.

Atender e priorizar o povo sempre! Mas com critérios que posteriormente não tragam reflexos que podem prejudicar essa mesma população de outra forma.

 

 

 

 

 

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