Cidades

Governo do Estado entrega mercado municipal à população de Dom Macedo Costa

O município de Dom Macedo Costa agora conta com um Mercado Municipal. O estabelecimento foi inaugurado nesta quinta-feira (30), proporcionando aos agricultores familiares da região um local para comercialização de seus produtos.  

A ação é do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e conta com um investimento de cerca de R$ 490 mil, em um espaço para feirantes, com condições sanitárias para a venda de seus produtos, de forma segura e higiênica, beneficiando, também, toda a população que pode fazer suas compras com mais conforto e segurança. Foram entregues, ainda, 30 barracas de feira padronizadas.  

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, o mercado municipal é uma parceria com a Prefeitura Municipal: “da mesma forma que o governador Rui Costa adotou a agricultura familiar como ação prioritária em seu Governo, o prefeito de Dom Macedo Costa fez. Ele resgatou uma feira que já não existia e consolidou essa estratégia das feiras livres. Com esse cenário foi necessário fazer uma intervenção para dar mais conforto aos feirantes e à população como um todo”.  

O titular da SDR ressalta que os investimentos no município vêm sendo feitos também na base de produção, por meio de associações e cooperativas: “a Prefeitura apresentou também uma demanda para uma unidade de processamento de mandioca e aipim, foi feito um convênio no valor de R$ 670 mil e já foi iniciada a execução das obras. Da mesma forma, apresentou um projeto chamado Jacarandá Verde, para estabelecer uma feira verde, onde 20 famílias irão produzir olerícolas, em que estamos apoiando também com a aquisição de um kit de irrigação e a doação de equipamentos, ferramentas e utensílios para o desenvolvimento desse projeto. Quem ganha é o município, pois, ao fazer investimento na agricultura familiar, principalmente em Dom Macedo Costa, que é um município pequeno, estará viabilizando o comércio local”. 

O prefeito de Dom Macedo, Egnaldo Piton, lembra que houve uma época em que os agricultores não tinham onde vender sua produção e comemora: “é uma conquista para o município. Cerca de 70 famílias serão beneficiadas, cada uma com seu espaço. Esse é só o começo”. 

A agricultora Damiana dos Santos cultiva alimentos como cebolinha, aipim, batata, couve, cenoura, pimentão, tomate. “Planto de tudo, um pouco. Vendia tudo na rua, no carrinho de mão, tomando chuva, sol e sereno e o galpão é muito importante para a gente. Está de parabéns”, elogiou.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: