Cultura

Espaço Salvaguarda do IPAC realiza atividades ligadas ao Ofício de Vaqueiros nesta quinta-feira (19)

Com intuito de valorizar e preservar a cultura do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado conhecido como Ofício dos Vaqueiros, o Espaço Salvaguarda do Ipac vai realizar nesta quinta-feira (19) ações ligadas ao bem.

A iniciativa, além de divulgar os materiais do Ofício de Vaqueiros, vai trazer uma leitura do prefácio do livro com o mesmo tema, como também irá realizar a exibição do documentário “O Vaqueiro e Suas Raízes” com a entrega de kit. O evento, que será aberto ao público e gratuito, contará com a presença de Leonardo Bandeira, secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Arquitetura da Bahia (Seagri). O Espaço Salvaguarda do Ipac fica na Rua Gregório de Matos, Nº 29, Pelourinho.

O livro Ofício de Vaqueiros registra de forma singular as atividades dos vaqueiros; e o documentário, com personagens reais, fala sobre a realidade dos desbravadores do nordeste e traz um acervo com fotos e registros de documentos e utensílios que complementam os saberes deste universo.

O projeto “O Vaqueiro e Suas Raízes” é uma realização da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Passeio e Esporte (ABCCPE) e teve apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) – Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: