Bahia

Detran-BA anuncia adesão ao sistema RENAVE

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) realizou nesta quinta-feira (16), uma reunião com representantes de concessionárias e revendedoras de veículos, para apresentar o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave).

O sistema foi desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para uso exclusivo de pessoas jurídicas que atuam no segmento de comercialização de veículos novos ou usados, e permite a transferência eletrônica da propriedade e o controle da entrada e saída de veículos, através do registro em livro eletrônico, atendendo aos requisitos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo o diretor de veículos do Detran, Lucas Machado, a adesão do Detran-BA ao Renave vai desburocratizar e baratear o serviço de transferência, no Estado. “As empresas terão mais agilidade e menos custos e quem compra ou vende um veículo na loja já poderá sair com a transferência realizada”, afirma Machado.

O sistema aumenta consideravelmente a segurança no processo de compra e venda do veículos pois verifica, nos bancos de dados federal e estaduais, se existe impedimento para a transferência ou se há débitos e restrições. O processo pode ser resolvido instantaneamente e com custo reduzido, diminuindo a burocracia e o tempo final.

O Detran-BA está preparando a ambientação tecnológica para implementação do sistema, o que deve estar finalizado até o final de 2021. Atualmente, o Renave já se encontra disponível em Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo e outros 12 estados estão em fase de adesão. A expectativa é que em 2022 o sistema passe a operar em todo o país.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: