Cultura

Cultura nerd invade espaço da Biblioteca Central

A primeira edição do NerdVerso chegou à Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris), neste sábado (6), com programação variada. Fãs da cultura nerd participaram do evento que reuniu todo o universo geek em um só lugar, com jogos de mesa modernos, brincadeiras temáticas e exposição em miniaturas de bonecos e desenhos.

Para o idealizador do evento, Romário Maroto, “a cidade de Salvador é carente nesse tipo de evento. Como faço parte do público que curte costumes considerados nerd, resolvi organizar esse encontro com diversas atividades para reunir os fãs”, disse Maroto.

Brincadeiras temáticas inspiradas em filmes, como Star Wars e Harry Potter fizeram parte da programação e, além disso, super-heróis também baseados em filmes e desenhos desfilaram pelo ambiente e se apresentaram no desfile cosplay com votações dos melhores.

Jogos de Role Playing Game (RPG), que em português significa “jogo de interpretação de papéis” ou “jogo de representação”, reuniram jogadores que assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente.

As histórias do jogo podem ser baseadas em livros e isso o torna diferente de outros jogos de tabuleiro. Para Silvia Dias, coordenadora do Núcleo de Produção Cultural da Viva da BCEB, “isso pode estimular o contato com a literatura que é necessária para o jogo e, possivelmente, trabalhar com autores baianos de ficção que existe na biblioteca”, disse Dias. Ainda segundo ela, “a partida necessita de espontaneidade, criatividade e leitura”, acrescentou a coordenadora.

O encontro também foi uma oportunidade de movimentar a economia criativa da cidade. De acordo com o artista plástico, Geu Lima, que faz miniaturas de biscuit, “isso para mim é uma fonte de renda com prazer. Produzo peças de personagens de filmes e

de revistas de quadrinhos e o público sempre gosta”, afirmou Lima. Os fãs da cultura nerd puderam comprar camisas com frases de músicas e imagens de personagens, quadros, chaveiros e canecas temáticas.

O evento contou com a abertura da exposição de artesanato nerd com miniaturas de veículos famosos, como batmóveis e naves Star Wars, assim como caixas de papelão com imagens dos Cavaleiros dos Zodíacos, entre outros. A exposição fica disponível na biblioteca até o fim do mês de abril para todas as idades.

O NerdVerso teve entrada gratuita e foi realizado sorteios de brindes para as pessoas que levaram doações de alimentos não perecíveis que serão destinados à instituição de caridade Associação Beneficente Vó Flor.

A Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), localizada nos Barris, oferece orientação às pessoas com deficiência visual, seminários, palestras, visitas guiadas e técnicas, exposições, orientação à pesquisa, espetáculos musicais, saraus e recitais. Com 207 anos de existência, é a biblioteca mais antiga da América Latina e primeira pública do Brasil. Atualmente conta com um acervo de 600 mil exemplares, distribuídos por setores como Braille, Infantil, Pesquisa/Referência, Obras Raras e Valiosas, Documentação Baiana, Artes e Audiovisual. A biblioteca funciona de segunda a sexta das 8h30 às 19h e aos sábados das 8h30 às 13h.

Etiquetas
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: