Itaparica

Artistas se reúnem na I Mostra de Música Erudita de Itaparica

A I Mostra de Música Erudita de Itaparica acontece na Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos, com a realização de concertos abertos, oficinas gratuitas e a produção de um vídeo clipe envolvendo o cenário de beleza natural, patrimonial cultural e histórico do município de Itaparica. O evento acontecerá de 13 a 15 de março.
 
A Mostra, realizada pelo Instituto Sacatar e patrocinada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), tem o objetivo principal de promover a democratização e acesso à música e cultura, bem como valorizar os bens e valores patrimoniais, artísticos e históricos da Ilha de Itaparica. O projeto ainda conta com direção geral do sociólogo e produtor cultural, José Maurício Bittencourt; produção musical e executiva do músico e produtor, Alexandre Lins; além da curadoria de Lucas Robatto e Priscila Rato.

De acordo com o diretor geral da Mostra, José Maurício Bittencourt, a escolha da Ilha de Itaparica é uma atração à parte, somada a toda concepção do projeto, que faz da atividade um evento singular de propagação, salvaguarda, difusão e democratização da cultura em seus diferentes aspectos.

Oficinas

Com o objetivo de troca de conhecimento, de formação em aspectos históricos, técnicos e musicais, as oficinas visam envolver os jovens das filarmônicas locais, projetos sociais, bem como músicos, pesquisadores e público geral como forma de dar acessibilidade à música erudita e à cultura.

As oficinas serão realizadas no Espaço Mirante do Solar Casa de Cultura e Ética. Todas as oficinas serão abertas e de acesso gratuito.

– Viagem Sinfônica, coordenada pelo Maestro Carlos Prazeres – Visita guiada, em formato de palestra, onde ele faz um passeio pela história, teoria e prática da música clássica, através do instrumento no qual ele é especialista: o oboé.
O público é diverso e a atividade é destinada a estimular a formação de plateias e a renovação da música de concerto.

– Técnicas de respiração e afinação, coordenada Lucas Robatto
Destinada a músicos de instrumentos de sopros, com foco especial nos jovens das comunidades locais de filarmônicas e fanfarras dos municípios de Itaparica e Vera Cruz, a oficina é uma formação técnica que contribuirá com a formação e informação dos participantes.

– A matriz africana nos instrumentos melódicos e harmônicos, coordenada por Roberto Barreto (guitarrista da banda Bayana System) e Mario Soares (violonista).

Em diálogo diverso, os dois músicos trazem ao público participante informações e técnicas de adaptação de ritmos de matriz afro-baiana a instrumentos melódicos e harmônicos.
Mediação de Lucas Robatto.

Concertos

Serão apresentados dois concertos de música erudita, abertos ao público, com a participação do pianista Cristian Budu, do maestro Carlos Prazeres, do Quarteto Salvador, Lucas Robatto e Mário Soares. A primeira noite será realizada no palco do Mirante do Solar Casa de Cultura e Ética.

O segundo concerto será realizado dentro da Igreja de São Lourenço, construída em 1610, um dos patrimônios arquitetônicos tombados pelo Iphan na cidade de Itaparica.

Programação

Sexta-feira (13/03)
Oficina de música com Roberto Barreto (Guitarra Baiana) e Mário Soares (Violino)
Hora: 17h30
Local: Mirante do Solar Casa de Cultura e Ética
Mediação: Lucas Robatto
Acesso: Gratuito

Sábado (14/03)
Palestra sobre educação patrimonial
Hora: 9h30
Local: Mirante do Solar Casa de Cultura e Ética
Coordenação: Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac)

Oficina “Técnicas de afinação e ensaio para conjuntos de sopros”
Hora: 15h30
Local: Mirante do Solar Casa de Cultura e Ética
Coordenação: Lucas Robatto

Viagem Sinfônica
Hora: 19h
Local: Mirante do Solar Casa de Cultura e Ética
Coordenação: Carlos Prazeres

Concerto Aberto Maria Felipa (Entrada gratuita)
Hora: 20h
Local: Mirante do Solar Casa de Cultura e Ética
Obras de Debussy, Schumann e Brahms
Participação:
Cristian Budu – Piano
Lucas Robatto – Flauta
Quarteto Salvador (Priscila Rato, Francisco Roa, Thomaz Rodrigues, Serghei Lurcik)
Moderação: Cristian Budu

Domingo (15/03)
Concerto Damião Barbosa (Entrada Gratuita)
Hora: 10h
Local: Igreja de São Lourenço
Obras de Mozart, Ernest Chausson, Beethoven, Alessandro Marcello e Pixinguinha
Participação:
Cristian Budu – Piano
Carlos Prazeres – Oboé
Lucas Robatto – Flauta
Mario Soares – Violino
Quarteto Salvador (Priscila Rato, Francisco Roa, Thomaz Rodrigues, Serghei Lurcik)
Alexandre Lins: Pandeiro

Moderação: Carlos Prazeres
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: