Esportes

Artes maciais atraem crianças para a prática esportiva durante as férias

O Karatê está entre as modalidades que chamam a atenção da garotada e contribui para o desenvolvimento psicomotor

A presença de crianças tem se tornado cada vez mais comum em academias. Como os exercícios de musculação geralmente não são recomendados na primeira infância, a prática de atividades recreativas e aeróbicas vêm sendo as principais responsáveis por atrair a garotada para esses espaços.

Entre as modalidades mais procuradas estão as artes marciais, como, por exemplo, o Karatê, que tem ajudado crianças e adolescentes a se desenvolverem, do ponto de vista físico e psicomotor, através das aulas ministradas na academia de lutas Shogun Team, localizada no bairro da Pituba, em Salvador.

Foto: Divulgação/ Academia Shogun Team

“O Karatê é uma arte marcial que veio do Japão. Tem como objetivo principal a defesa pessoal, a qual se aprende, na fase infantil, brincando, socializando, criando um desenvolvimento físico e mental. A prática pode se iniciar partir dos quatro anos, que é a fase das perguntas, do mundo da fantasia, onde as crianças começam a entender e a interagir de forma mais harmônica com os comandos inerentes desta arte”, explica o professor de educação física, faixa preta de Karatê, e responsável técnico da Shogun Team, Paulo Tuchê.

A prática de exercícios físicos é de fundamental importância em qualquer idade, mas quando se trata de crianças, que estão em fase de crescimento, é necessário tomar alguns cuidados, quanto a intensidade, o tempo e a frequência com que as atividades são praticadas, sempre levando em consideração AS TÉCNICAS DO KARATÊ, BEM COMO SEU código de ética para o bom desenvolvimento dos alunos nessa faixa etária, conforme alerta o professor.

“A intensidade dos meninos depende muito deles. O principal objetivo é sempre melhorar a capacidade física de acordo com os estímulos mentais e sociais. Já a frequência, é interessante manter uma continuidade para o bom desenvolvimento. Nesse sentido, indicamos duas ou três vezes na semana, em dias intercalados, deixando a criança sempre com vontade de voltar no próximo dia”, afirma.

Outro ponto destacado por Paulo Tuchê é o trato pedagógico, que precisa contemplar não só as técnicas das artes maciais, mas também a FORMAÇÃO DO SER HUMANO.

“Para garantir essa harmonia entre ensino e aprendizagem, a Shogun Team buscou formar uma equipe de professores graduados NO Karatê (FAIXAS PRETAS) e em Educação Física (BACHARELADO E LICENCIATURA). A ideia é fazer com que eles tornem o ambiente mais rico e lúdico para os nossos pequenos”, ressalta.

 Karatê nas férias

Com as férias escolares do meio do ano, muitas crianças e adolescentes ficam sem ter muita ocupação e, portanto, com mais tempo ocioso, sendo essa uma boa oportunidade para praticar uma atividade física e aprender novas habilidades QUE DESENVOLVAM a força, velocidade, resistência, flexibilidade, equilíbrio e agilidade, necessárias para a aplicação das técnicas do karatê.

As aulas de Karatê para o público infantil são realizadas na academia Shogun Team em dois turnos. Pela manhã, as atividades acontecem as segundas, quartas e sextas, ÀS 9h.  Já pela tarde, o treinamento é realizado de segunda a sexta, ÀS 16h.  

As aulas para os jovens e adultos, são realizadas as terças e quintas, ÀS 21h.

Shogun Team e Federação Bahiana de Karatê

Por ser um espaço estruturado nos mais altos padrões técnicos para a prática de artes maciais E TREINAMENTO DE FORÇA, a academia Shogun Team VEM RECEBENDO atualmente A Seleção Baiana de Karatê, que disputará o campeonato brasileiro da modalidade ainda neste ano.

A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre a academia de lutas e a Federação Bahiana de Karatê Tradicional, presidida pelo mestre e bicampeão mundial Ronaldier Rodrigues. 

 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: