Educação

Secretários estaduais e municipais de Educação se reúnem em Salvador

Secretários estaduais e municipais de Educação dos 26 Estados e do Distrito Federal se reúnem em Salvador, nesta quinta (25) e sexta-feira (26), para o lançamento nacional da Agenda da Aprendizagem. O documento elenca sete temas prioritários para a Educação Pública do país e suas frentes de trabalho. 
 
Durante os dois dias, os secretários vão participar de oficinas com técnicos do Ministério da Educação, para discutir integração de ações a curto, médio e longo prazos, a partir da Agenda da Aprendizagem. O evento, que faz parte do calendário de comemorações do Dia Mundial da Educação, comemorado em 28 de abril, tem abertura marcada para as 8h30 desta quinta (25), no Fiesta Bahia Hotel, no Itaigara. 
 
A Agenda da Aprendizagem está dividida em duas partes: uma voltada ao Ministério da Educação, com as demandas consideradas urgentes para os Estados e municípios. A segunda, com os temas estratégicos do Conselho Nacional de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipal de Educação (Undime) para o biênio 2019/2020, tem como objetivo encontrar soluções em regime de colaboração.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destaca que o Nordeste começou a discutir esta Agenda de Aprendizagem durante encontro realizado neste mês, em Salvador, e considera que esta é uma pauta prioritária para todo o país. “Este encontro promovido pelo Consed e pela Undime é fundamental para que a gente possa discutir a Educação nacional e as mudanças que vêm acontecendo, bem como para tirarmos uma posição em relação aos interesses da Bahia e do Nordeste, pois já estamos construindo uma agenda de trabalho para 2019, casada com o Consed”, afirma Jerônimo. 
 
O secretário ressalta a importância do regime de colaboração. “Temos uma meta estratégica, que é o regime de colaboração e que consiste em uma relação entre Estado, municípios e federação. No Estado da Bahia, temos uma outra vertente, que é forte e trata-se da criação, nos últimos dias, do consórcio dos governadores e nós, da Educação, temos que pautar os governadores para garantir conteúdos para esta agenda, para que eles possam, minimamente, dialogar entre si e com o Governo Federal”.
 
De acordo com a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, Cecilia Motta, o encontro será estratégico para a continuidade de um conjunto de reformas e medidas transformadoras para o setor. “Reconhecemos os avanços das últimas décadas, especialmente no acesso e na universalização, mas ainda são poucos os estudantes que aprendem em níveis adequados. Dessa forma, é hora de focar no que realmente importa, para que o país alcance uma aprendizagem adequada”, diz. 
 
De acordo com a presidente, este documento é norteador para o trabalho dos secretários no próximo biênio. “Ele foi escrito a partir da contribuição de secretários estaduais e municipais de Educação, traçando objetivos e elaborando orientações. É uma parte da contribuição que podemos oferecer à Educação do país por meio dos nossos grupos de trabalho”, conclui. A Agenda da Aprendizagem está disponível para download no Portal do Consed.  
Etiquetas
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: