Fundação Pedro Calmon doa 3 mil livros em campanha na Estação da Lapa

Para incentivar o gosto pela leitura, a Fundação Pedro Calmon (FPC), em parceria com a Rede Bahia, realiza mais uma ação da campanha ‘Leia e Passe Adiante’ nesta segunda (29) e terça-feira (30), na Estação da Lapa, em Salvador. Baseada no enredo da novela ‘Bom Sucesso’, da Rede Globo, onde os protagonistas da trama se envolvem diretamente com o gosto pela literatura, a parceria visa estimular a leitura, além de traçar o perfil dos leitores.
 
A diretora da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL) da FPC, Bárbara Falcón, avalia positivamente a campanha. Para ela, as telenovelas alcançam milhões de pessoas, o que possibilita maior abrangência de público ao promover ações que com este incentivo. “Ter uma personagem que é apaixonado pela leitura vai estimular jovens e adultos a buscarem esse universo. Espero que venha contribuir para essa formação de leitores que precisamos”, disse Bárbara.
 
A ação tem como foco a doação de 3 mil livros. O público também pode doar aqueles esquecidos na estante, exceto os de conteúdo didático. Basta levá-los ao stand montado na Estação Nova Lapa, entre as 8h e 17h. 
 
Para a estudante Nicole de Antunes, 23 anos, a ação é muito importante, pois muitos não têm acesso à leitura. “Eu não tive isso na infância. Para mim, quando abrem esses espaços, abre-se uma porta de privilégio para outras pessoas, democratizando a questão do livro. Toda a população precisa ter”, reforçou Nicole.
 
A estudante Vitória Ellen, 19, escolheu um livro de poesia da campanha. Vitória afirmou que é interessante mostrar às pessoas como é fácil iniciar o hábito da leitura. Ainda mais quando o brasileiro lê cerca de 2,43 livros ao ano, segundo a pesquisa Retratos da Leitura, realizada em 2016 pelo Instituo Pró-Livro.
 
“A partir do momento que você faz essa atividade gratuita e que só precisa responder a um questionário, acaba vendo um livro que chama a atenção. Eu estou muito feliz por esse projeto. Leio muito e sempre incentivo os amigos a lerem também”, revelou a estudante.
 
Leia e Passe e Adiante 
 
A campanha Leia e Passe Adiante é uma ação de incentivo e estímulo à leitura como prática social em diferentes espaços da sociedade e por meio de diferentes plataformas. Dentre os compromissos da campanha, destacam-se o despertar de maneira lúdica do ato de ler e o acesso ao livro. Para pegar um livro basta preencher um formulário de 14 perguntas e escolher entre as publicações disponíveis. 
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: