Política

Zé Cocá toma posse na UPB e define vacina e INSS como prioridades

Tomou posse na manhã desta quarta-feira (10) o novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zenildo Brandão, conhecido como Zé Cocá. Ele é prefeito de Jequié, no sudoeste baiano, e substitui o ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro. Também assumem o mandato para o biênio 2021-2022 a nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da entidade, conduzidos por aclamação, uma vez que o pleito contou com uma única chapa. Por conta da pandemia do coronavírus, a cerimônia de posse foi virtual, com a participação remota dos prefeitos, senadores, deputados e do governador da Bahia, Rui Costa.

No discurso de posse, Zé Cocá destacou as dificuldades vividas pelos municípios baianos e elencou como prioridades do movimento municipalista da Bahia a busca pela vacina e uma solução para o parcelamento da dívida previdenciária dos municípios. Segundo ele, em meio à crise atual, as prefeituras baianas estão tendo os recursos sequestrados para o pagamento da dívida que rola há décadas. “Os municípios de pequeno porte têm vivido um grande problema com o parcelamento do INSS. Muitos estão com o FPM [Fundo de Participação dos Municípios] zerado. Se não houver um parcelamento urgente, de 240 meses, os municípios vão quebrar, independente de auxílio”, apontou o gestor.

O novo presidente da UPB também afirmou que reunirá os consórcios públicos da Bahia para discutir a compra da vacina contra o coronavírus. “Nossa maior luta agora será a busca da vacina”, disse ao ressaltar que fará o diálogo com o governador Rui Costa para buscar a imunização da população baiana. Zé Cocá citou ainda a necessidade da aprovação do aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o apoio financeiro para recomposição de perdas orçamentárias.

Como líder municipalista, Zé Cocá ressaltou que 70% dos municípios baianos são de pequeno porte e precisam de apoio. Ele se dirigiu ao governador Rui Costa, a quem disse que quer firmar uma parceria para ajudar as prefeituras com projetos de engenharia. Também falou à Assembleia Legislativa, na figura do presidente Adolfo Menezes, que contará com apoio dos deputados estaduais para defender o repasse dos royalties do petróleo do estado aos municípios. “Vou trabalhar de manhã, de tarde e de noite. Junto com nossos líderes políticos vamos construir uma Bahia mais forte”.

Por fim, o prefeito de Jequié agradeceu a confiança dos prefeitos e pregou a unidade do movimento. “Esse ato faz parte de um momento altamente democrático”, reforçou, saudando a articulação para a composição de uma chapa única, com representação pluripartidária e de prefeitos das diversas regiões do estado.

CONHEÇA OS MEMBROS NOVA DIRETORIA AQUI

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: