Vai começar a programação da Sala do Coro do 2º semestre no TCA
Julho dá a largada da programação do 2º semestre da Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), que foi organizada a partir da ‘Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA – 2º Semestre de 2019’. Somados ao Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e à Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), 23 projetos comporão a grade de atrações até dezembro. Neste mês, em que se celebra um ano da reabertura do espaço totalmente reformado, a agenda começa com dança, música e teatro.
O destaque fica por conta da estreia do espetáculo “A História do Soldado”, parceria entre o BTCA e a Osba. Depois de quase uma década sem uma criação conjunta entre os corpos artísticos do TCA, a montagem traz a composição original do russo Igor Stravinsky (1882-1971) e uma releitura da dramaturgia do suíço Charles-Ferdinand Ramuz (1878-1947). Com texto e direção assinados por Wanderley Meira, coreografia de Jorge Silva e regência de Eduardo Torres, a primeira apresentação será para convidados, no dia 19 de julho, e as duas sessões públicas de 20 e 21 de julho, às 20h, já tiveram ingressos esgotados, abrindo então sessões extras, no sábado e domingo, às 17h.
Nos dias 23 e 24, às 20h, o show “Álvaro Assmar – Family & Friends” integra a pauta do “Terça da Música” com o lançamento do álbum “Family & Friends”, sétimo da carreira do artista Álvaro Assmar, pioneiro do blues na Bahia. Esse é o último material de estúdio em que Álvaro trabalhava ao longo de 2017, até o mês de dezembro daquele ano, quando faleceu subitamente. As gravações são inéditas e foram produzidas em parceria com Eric Assmar, filho do músico e também artista de blues. Ele assina a direção artística do show e estará acompanhado da banda Mojo Blues Band, além de receber os convidados especiais: André Christovam e Adelmo Assmar.
No dia 25, o espetáculo “Escorpião” inicia temporada que segue de quinta a domingo até 18 de agosto, também sempre às 20h. A montagem, da companhia ATeliê VoadOR, mistura as linguagens teatral e cinematográfica, com texto de Felipe Greco e encenação de Marcus Lobo. Na narrativa, as tensões entre os personagens Boris e Edu retomam temas caros à política na cena teatral, apostando numa farsa de sujeitos que estabelecem entre si jogos de ocultação e revelação do desejo.
Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do TCA, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista e nos canais da Ingresso Rápido – aplicativo e site, através da página de vendas.
Uma programação de retomada foi realizada de setembro de 2018 a fevereiro de 2019, reintegrando artistas e públicos na rotina do espaço, como resultado da ‘Convocatória Especial Nova Sala do Coro – Ocupação da Pauta Artística da Nova Sala do Coro do TCA’. Foram mais de 110 sessões de 29 projetos artísticos selecionados, juntamente com a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) e as Escolas de Dança e de Música da Funceb.
Mantendo o procedimento de sistematização de normas, critérios e prazos para definir a programação do espaço, foi lançada a ‘Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA – 1º Semestre de 2019’, da qual 20 projetos compuseram uma agenda de março a junho. Agora, está em andamento o resultado da ‘Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA – 2º Semestre de 2019’, com 23 realizações artísticas de julho a dezembro.