Eleições 2020

Uldurico 26,55%, Jânio 21,27%. Veja quem está liderando nas principais cidades da Bahia

Restam apenas dois dias para a realização das eleições em 1º turno em todo o Brasil, que está marcada para o dia 15 de novembro. Em um processo eleitoral atípico, devido a pandemia da Covid-19, as campanhas foram marcadas pela intensificação do uso das redes sociais, aumento de carreatas, mas também lamentáveis registros de aglomerações no interior da Bahia e região metropolitana de Salvador.

Apesar das recomendações das organizações nacionais e internacionais de saúde em relação ao uso de máscara e distanciamento social, centenas de atos políticos em toda a Bahia provocaram aglomerações, levando a Justiça Eleitoral a tomar medidas severas como a proibição de eventos políticos presenciais e até mesmo o ‘toque de recolher’, como foi o caso do município de Luís Eduardo Magalhães.

Em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, o atual prefeito e candidato a reeleição Dinha (MDB) foi visto em diversas ocasiões promovendo atos políticos com aglomerações, em meio a multidão descumprindo o isolamento social e com algumas pessoas sem máscara.

No cenário eleitoral que vem sendo desenhado pelas pesquisas, é possível notar a preferência do eleitorado pela reeleição dos atuais prefeitos na maioria dos municípios baianos. Destaque na política nacional recente, o partido Novo só apresentou um candidato a prefeito na Bahia, sendo registrado em Feira de Santana.

O bahia.ba fez um levantamento das últimas pesquisas realizadas em 10 das principais cidades espalhadas por todas as regiões do estado.

Porto Seguro

Conforme postagem nesta matéria, ontem, quinta-feira, 12, mostrava o candidato a prefeito Uldurico Júnior, pontuando com 26,55% e Jânio Natal com 21,27%. De forma misteriosa, o site ocultou o trecho da referida matéria, na manhã desta sexta-feira, 13, que se refere ao município de Porto Seguro. Observamos que o número do registro junto ao TSE, também desapareceu da reportagem.

Salvador

Na capital baiana, segundo a pesquisa Ibope divulgada pela TV Bahia, no dia 30 de outubro, o atual vice-prefeito e candidato a prefeito Bruno Reis (DEM) aparece com 61% das intenções de voto. Caso o resultado se confirme nas urnas, o democrata estará eleito ainda no primeiro turno.

Bruno é seguido por Denice (PT) com 13%, Olívia Santana (PCdoB) com 7% e Isidório (Avante) com 5%. Os outros candidatos aparecem com até 1% das intenções. O levantamento aponta para o crescimento e consolidação de Bruno Reis nas eleições, enquanto Isidório desidratou e viu as concorrentes Denice e Olívia crescerem nas pesquisas, porém, não o suficiente para forçar a disputa das eleições no segundo turno.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o registro BA-06193/2020.

Madre de Deus

No município do litoral baiano, o candidato a prefeito Dailton Filho (PSB) aparece em primeiro lugar com cerca de 53,46% das intenções de votos em pesquisa eleitoral realizada pelo Painel Brasil, divulgada no dia 6 de outubro.

Principal adversário de Dailton na disputa, o atual prefeito, Jailton Jajai (PTB), se apresenta com rejeição que nos votos válidos chega ao índice de 45,16%, enquanto Dailton aparece apenas com 17,37%.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-06469/2020.

Candeias

Na disputa pela prefeitura de Candeias, o atual prefeito e candidato à reeleição Dr. Pitágoras (PP) aparece na liderança com 46% das intenções de voto, segundo a pesquisa A Tarde/Potencial Consultoria e Pesquisa, divulgada no dia 24 de outubro.

Dr. Pitágoras é seguido por Tonha Magalhães (DEM), com 19%, e pelo ex-prefeito Sargento Francisco (PL), que pontua com 6%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BA-08400/2020.

Vitória da Conquista

Na terceira maior cidade da Bahia, o deputado estadual e ex-prefeito Zé Raimundo (PT) lidera a disputa com 46% das intenções de votos e tem chances de vencer no primeiro turno. O atual prefeito Herzem Gusmão (MDB) aparece em segundo com 35%, segundo o levantamento realizado pelo A Tarde/Potencial Consultoria e Pesquisa.

Enquanto os dois primeiros colocados cresceram nas pesquisas ao longo da campanha, David Salomão (PRTB) que aparece em terceiro lugar, perdeu seis pontos em comparação com a pesquisa anterior. Os outros candidatos aparecem com até 1% das intenções. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº BA 06887/2020.

Feira Santana

Na princesa do sertão, a disputa pela prefeitura deve ser decidida no segundo turno, entre o deputado federal Zé Neto (PT) e Colbert Martins (MDB) que aparecem tecnicamente empatados, de acordo com a pesquisa A Tarde/Potencial Consultoria e Pesquisa.

O levantamento aponta o petista com 30% das intenções de voto, enquanto o chefe do Executivo municipal aparece com 29%. Em terceiro lugar está o ex-deputado estadual Carlos Geilson (Podemos), com 7%.

Aparecem em seguida o empresário Carlos Medeiros (Novo), a deputada federal Dayane Pimentel (PSL), Marcela Prest (PSOL) e o vereador Beto Tourinho (PSB), todos com 2%. Os outros candidatos aparecem com até 1% das intenções. O levantamento divulgado no dia 15 de outubro foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BA-09288/2020.

Barreiras

Na principal cidade do oeste baiano, uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Insight para a prefeitura do município de Barreiras, divulgada no dia 28 de outubro, revelou que o candidato Zito Barbosa (DEM) lidera a preferência dos eleitores com 55,84% das intenções dos votos. O democrata é seguido por Antônio Henrique (PP) e Carlos Tito (PSDB), ambos com 22,08%.

O levantamento foi encomendada pelo ZDA Sítio e está registrada na Justiça Eleitoral sob número BA-08549/2016.

Ilhéus

Na terra do cacau, o prefeito de Ilhéus, Marão (PSD), lidera a corrida eleitoral com 34% das intenções de voto, segundo o levantamento A Tarde/Potencial Consultoria e Pesquisa. Ele é seguido por Valderico Junior (DEM) e Cacá (PP), ambos com 13%.

Professor Reinaldo do Ibec (PTB) e Cosme Araújo (PDT), com 5% e 3%, respectivamente, aparecem em seguida. Os outros candidatos têm até 1% das intenções. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o nº BA-09710/ 2020.

Lauro de Freitas

No município da região metropolitana, a prefeita e candidata à reeleição Moema Gramacho (PT) lidera a corrida eleitoral com 44% das intenções de voto na pesquisa estimulada, no levantamento Painel Brasil, divulgada no dia 11 de novembro.

Em segundo lugar aparece o empresário Teobaldo Costa (DEM) com 22%, seguido pela ex-esposa que também é ex-vice-prefeita da chapa de Moema em 2016, Mirela Macedo (PSD) com 11%.

A amostra está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BA-05912/2020.

Fonte:A gazeta bahia

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: