Cultura

TVE exibe documentário sobre o educador baiano Anísio Teixeira

O documentário ‘Anísio Teixeira – Educação não é privilégio’ será exibido pela TVE Bahia neste sábado (10), às 17h30. A obra revela a vida e a obra do educador baiano e explora a sua mais revolucionária realização: a luta por uma escola pública de qualidade e a criação do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, mais conhecido como Escola Parque. 
 
A exibição marca o Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto. Dirigido por Mônica Simões, o documentário faz parte da série ‘Educadores Brasileiros’, que apresenta a biografia e a obra de grandes teóricos da educação no Brasil. A narrativa é construída por meio de um grande acervo de imagens de vídeos, filmes de arquivo, fotografias e documentos, além de depoimentos de filhos, amigos e especialistas.
 
Anísio Spínola Teixeira foi um dos maiores educadores brasileiros, graças ao pioneirismo na implantação de modelos educacionais, na defesa da escola pública e na implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O trabalho do educador foi fundamental para democratizar a educação no Brasil. Jurista, intelectual e escritor, Teixeira acreditava na educação como base de uma sociedade e que somente através dela seria possível ter justiça social e igualdade de direitos.
 
O projeto ‘2020: Ano Anísio Teixeira’, lançado em julho deste ano pela Secretaria de Educação do Estado, deu início às comemorações pela passagem dos 120 anos do educador baiano e visa promover uma série de ações em homenagem ao pensador social baiano pelo seu papel fundamental na história da educação no país.
Etiquetas
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: