TV CULTURA ENTRA NA JUSTIÇA PARA ENTREVISTAR LULA NO RODA VIVA
Tv Cultura aguarda decisão de justiça
A direção de jornalismo da TV Cultura pediu autorização à Justiça Federal do Paraná para entrevistar o ex-presidente Lula na sede da Polícia Federal, onde ele está preso desde abril de 2018. A informação é do jornalista Maurício Stycer do Uol.
O petista já aceitou o convite da emissora pública de São Paulo, e a gravação da entrevista ao “Roda Viva” depende agora da autorização judicial, emitida pela 12ª Vara Federal de Curitiba.
Em abril deste ano, o Supremo Tribunal Federal autorizou jornalistas da Folha de S.Paulo e do El País a entrevistarem Lula. Depois, um despacho do delegado da Polícia Federal de Curitiba, Luciano Flores de Lima, permitiu a entrada de outros veículos de imprensa para acompanhar a conversa, dentro dos limites de espaço da sede da superintendência.
Desde então Lula tem concedido entrevistas a jornais, sites e televisões nacionais e estrangeiras. Caso obtenha a autorização, esta será a segunda vez que o ex-presidente fala com uma TV aberta brasileira no cárcere. A primeira foi com a TVE da Bahia.
Lula já concedeu algumas entrevistas ao “Roda Viva”. Na de 1991, por exemplo, o ex-presidente revelou uma profunda insatisfação com a derrota para Fernando Collor. Participou também da milésima edição do programa, em 2005, gravada no Palácio do Planalto.
Segundo informações recebidas pelo Bahia Popular, por fontes próximas ao ex-presidente Lula, a justiça já teria deferido o pedido.