Política
Três deputados tomam posse como secretários de Estado
Em cerimônia realizada em uma tenda instalada na área externa da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), 23 secretários escolhidos pelo governador Jerônimo Rodrigues tomaram posse, na manhã desta terça (3), e passaram a titularizar as pastas do Poder Executivo. Entre os empossados, três eram deputados estaduais com mandato vigente, mas tiveram que deixar o Parlamento estadual para assumirem as novas funções.
Angelo Almeida (PSB), que foi reeleito para a Casa do Povo nas eleições de 2022, é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE). Assim como o socialista, Osni Cardoso Lula da Silva (PT) deixou a ALBA para ser o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR); e Tum (Avante), que embora não tenha sido reeleito no pleito do ano passado, tomou posse como secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri). Assumem respectivos mandatos a deputada Fabiola Mansur (PSB) no lugar do socialista e no lugar de Osni Cardoso assume Neusa Cadore (PT).
Apesar de ter comparecido à cerimônia, a deputada Jusmari Oliveira (PSD) não assinou o termo de posse, em razão de ainda possuir vínculo jurídico com o Poder Legislativo. Jusmari é dada como certa na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e deve ter a data da solenidade de posse definida nos próximos dias. Em que pese ainda não seja secretária de Estado, a parlamentar afirmou já ter iniciado os diálogos com os grandes centros com o objetivo de começar os trabalhos de forma imediata à chegada na pasta.
Foram empossados Manoel Vitório (Fazenda); Edelvino Góes (Administração); Angelo Almeida (Desenvolvimento Econômico); Tum (Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura); Osni Cardoso Lula da Silva (Desenvolvimento Rural); Fabya Reis (Assistência e Desenvolvimento Social); Afonso Florence (Casa Civil); Roberta Santana (Saúde); Luiz Caetano (Relações Institucionais); Adélia Pinheiro (Educação); Elisângela Santos Araújo (Política para as Mulheres); Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos); Ângela Guimarães (Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais); Cláudio Peixoto (Planejamento); Marcelo Werner (Segurança Pública); Eduardo Sodré Martins (Meio Ambiente); Larissa Gomes Moraes (Infraestrutura Hídrica e Saneamento); Bruno Monteiro (Cultura); André Joazeiro (Ciência, Tecnologia e Inovação); Sérgio Brito (Infraestrutura); Maurício Bacelar (Turismo); Davidson Magalhães (Trabalho, Emprego, Renda e Esporte); e José Antônio Maia Gonçalves (Administração Penitenciária e Ressocialização). André Curvello, que será mantido no cargo de secretário de Comunicação Social, não tomou posse por motivo de viagem.
Na cerimônia, além dos 23 secretários, tomaram posse a nova procuradora-geral do Estado da Bahia, Bárbara Camardelli; a superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, Patrícia Pataxó; o coordenador Geral de Políticas para Juventude, Nivaldo Millet; o coordenador geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome, Tiago Pereira da Costa; e o chefe de gabinete do governador, Adolpho Loyola.
I