Cotidiano

Sesc participa de webinar do CEBDS sobre desafios do setor de alimentos na fase pós-pandemia

Mais 130 milhões de pessoas podem sofrer com a fome devido à crise do Covid-19 e as soluções para este cenário serão debatidas em webinar da próxima quarta-feira (10)

A resiliência do sistema de alimentos no país – do campo ao garfo – será o tema do próximo webinar da série de debates ReVisão 2050, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), marcada para quarta-feira (10), das 8h às 9h30. O debate contará com participação de representantes do Sesc, Bayer, Carrefour Brasil e Instituto Comida do Amanhã, e será transmitido ao vivo pelo canal do CEBDS no Youtube.

O debate levará em conta o contexto da pandemia da Covid-19, que agravou a situação da fome no mundo. Segundo o World Resource Internacional (WRI), mais 130 milhões de pessoas podem sofrer com a fome devido aos impactos do novo coronavírus, somando-se aos 820 milhões de famélicos no mundo. Enquanto isso, no Brasil quase 37 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente, ou seja, cada pessoa joga fora mais de 41 quilos de alimentos por ano. Por trás desses números, estão fatores comportamentais, como a valorização da fartura em diferentes etapas do consumo, desde a compra até o preparo do alimento, e desperdícios no campo e na distribuição, revela pesquisa feita pela Embrapa e FGV.

É esperado que o futuro do alimento pós-pandemia passe por uma transformação motivada por novos hábitos, pela aceleração tecnológica na agricultura, protocolos sanitários e de saúde global, com o objetivo de fornecer maior segurança alimentar, saúde, sustentabilidade e estabilidade às pessoas e aos países. A tendência é que a decisão de compra dos consumidores por produtos alimentícios passe a atentar-se à consciência nutricional, à quantidade de emissão de gases de efeito estufa (GEE), à rastreabilidade de matérias-primas e aos modos de produção.

Com a crise de coronavírus, o CEBDS tem promovido entre suas empresas associadas – a instituição reúne cerca de 60 dos maiores grupos empresariais do país, responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos – e especialistas multissetoriais discussões sobre a retomada dos negócios e o planejamento de longo prazo, revisitando os compromissos definidos no documento Visão Brasil 2050, lançado na Rio+20, em 2012.

Nesta edição do webinar, a gerente de assistência do Sesc, Ana Cristina Guedes Barros, será uma das debatedoras. Em sua participação, ela apresentará o trabalho do Mesa Brasil Sesc, rede nacional de bancos de alimentos que há 26 anos atua no combate à fome e ao desperdício. O programa de segurança alimentar e nutricional tem operado de forma intensa neste período de pandemia de Covid-19, levando alimentação de qualidade às famílias em situação de vulnerabilidade, por meio da parceria com diversas empresas.

Os webinars têm representantes do terceiro setor e acontecem quinzenalmente às quartas-feiras de forma gratuita e abertos ao público em geral. A série de seminários on-line da ReVisão 2050 conta com o apoio do Sesc, do WRG 2030 (Water Resources Group), do Banco Mundial, ERM, KPMG e Sitawi, e é patrocinada por Itaú e Vale.

PRÓXIMAS SESSÔES:

10/junho – Alimentos
24/junho – Energia
08/julho – Biodiversidade e Florestas
22/julho – Economia Circular
05/agosto – Cidades

==========================================================================
SERVIÇO:
WEBINAR CEBDS: ALIMENTOS
Data: quarta-feira, 10 de junho
Horário: 8h às 9h30
Participantes: Marina Grossi – presidente do CEBDS, Felipe Cunha, assessor técnico do CEBDS, Ana Cristina Corrêa Guedes Barros – Gerente de Assistência do Departamento Nacional do Sesc, Cristiane Lourenço – Gerente de Food Chain Relations & Sustentabilidade da Bayer, Lucio Vicente – Diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil, Juliana Medrado Tangari – Diretora do Instituto Comida do Amanhã.
Link: http://www.youtube.com/user/CEBDSBR

Etiquetas
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: