Cotidiano

Semana Nacional da Juventude promove eventos com foco em pautas de interesse dos jovens

Seminários, fóruns e solenidades para debater e dar visibilidade a temas de interesse de jovens de 15 a 29 anos. De 5 a 12 de agosto, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) vai promover essas e outras ações na Semana Nacional da Juventude. As atividades fazem alusão ao Dia Internacional da Juventude — celebrado mundialmente no dia 12 de agosto.

O pontapé inicial da Semana será com a comemoração dos sete anos do Estatuto da Juventude (Lei nº. 12.852/2013). Nas redes sociais da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), será lançado o vídeo comemorativo e divulgados os resultados da campanha “Cada jovem com o seu estatuto”. A ação, que enviou exemplares da legislação para todo o país, foi realizada pela SNJ em parceira com o Conselho Nacional da Juventude (Conjuve). Leia também: Em comemoração aos 7 anos do Estatuto da Juventude, campanha distribui cópias da legislação em todo o país.

Para o segundo dia, está marcada a cerimônia de premiação dos vencedores da 1ª Edição do Prêmio de Inovação em Políticas para a Juventude. A iniciativa tem o objetivo de fomentar a elaboração de políticas públicas efetivas.

Na solenidade, haverá entrega de troféus e selos para os autores das melhores propostas. O evento será na sede da SNJ, em Brasília (DF), e terá a presença de representantes de cada município participante. Todos deverão respeitar as recomendações de prevenção à Covid-19, o que inclui o uso de máscaras e a distância mínima de um metro entre as pessoas.

Em celebração às adesões ao Sistema Nacional da Juventude (Sinajuve), no sábado (8) será realizada uma live com os representantes estaduais, que poderão tirar dúvidas e contar suas experiências com a ferramenta. O encontro será oportunidade para aprimorar os serviços ofertados e para que outros gestores públicos ou representantes da sociedade civil possam conhecer melhor o Sistema.

Já na terça-feira (11), será realizado fórum de debate sobre políticas de juventude, com a participação do gerente executivo de Educação Profissional e Tecnológica do ‎Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Felipe Morgado; do secretário-geral do Organismo Internacional da Juventude para Ibero América (OIJ), Max Trejo; e do presidente do Conjuve, Rafael Davi.

Para finalizar a Semana Nacional da Juventude, serão apresentados os dados de violação de direitos da juventude do Disque 100, canal de denúncias do MMFDH. Quem fará a análise das informações será a secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta, por meio de live nas redes sociais.

Todos os eventos serão transmitidos ao vivo no Facebook do MMFDH.

Etiquetas
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: