Meio Ambiente

Secretário realiza sobrevoo para monitoramento das manchas de óleo

O secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira, e o presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Alex Lima, junto com integrantes da Comissão de Meio Ambiente da ALBA, acompanharam nesta quarta-feira (16), no município de Esplanada, os trabalhos de limpeza das manchas de óleo que atingem o Nordeste do Brasil. Equipes da prefeitura local e do Corpo de Bombeiros fizeram a limpeza na praia de Baixio, com a ajuda da comunidade.

O óleo atingiu também as praias de Guarajuba, Itacimirim e Arembepe, em Camaçari; Praia do Forte, em Mata de São João; Subaúma e Porto do Sauípe, em Entre Rios; Baixio e Mamucabo, em Esplanada; Barra da Siribinha, Barra do Itariri , Sítio do Conde e Poças, no Conde; e Mangue Seco e Coqueiro, em Jandaíra.

O secretário João Carlos Oliveira fez um sobrevoo pelas praias do Litoral Norte para ter uma dimensão do derramamento de óleo em outras localidades. “Estamos diariamente buscando soluções para reduzir os impactos desse desastre ambiental. Há 42 dias surgiu a primeira mancha de óleo no Nordeste e de lá para cá, temos ficado muito nas ações de mitigação dos danos, mas não temos uma solução concreta, quais os responsáveis por esse desastre ecológico”, declarou Oliveira.

O secretário cobrou um posicionamento do Governo Federal em relação às medidas preventivas e de contenção das manchas de óleo. “Nós precisamos de ações efetivas do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama, pois nossos estuários não podem ficar à mercê desse óleo. São nove estuários aqui no litoral norte, são espaços marinhos, de muita riqueza biológica, temos os nossos mangues que, na verdade, são grandes instrumentos de suporte socioeconômico para quem vive nesses ambientes”, afirmou.

 

Se identificar áreas com grandes quantidades de resíduos comunique as autoridades responsáveis.

Sema – Ba:  ☎ 3118-5373
Inema – Ba: ☎ 0800 071 1400
PM-BA:          ☎ 190
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: