Política

Secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, visita o presidente Adolfo Me na Assembleia Legislativa

O presidente Adolfo Menezes recebeu visita de cortesia do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, que lhe desejou sucesso na gestão que se inicia na Assembleia Legislativa. Eles conversaram durante meia hora e o tema central, como não poderia deixar de ser, foi o combate e os impactos econômicos e sociais da pandemia, bem como o processo de vacinação em massa em curso.
 
O secretário de Saúde aproveitou para agradecer a pronta ação do deputado Adolfo Menezes, que associou o Parlamento às gestões que o governador Rui Costa faz junto ao STF para antecipar a liberação de mais uma vacina, a Sputnik V. “Foi muito significativo e simbólico que o presidente Adolfo Menezes tenha, logo após a sua posse, determinado que a ALBA ingressasse como amicus curiae na Adin, para que possamos importar e distribuir vacinas sem registro na Anvisa, desde que homologadas por uma agência reguladora internacional de referência”, disse.
 
O presidente Adolfo Menezes agradeceu a deferência da visita do secretário Fábio Vilas-Boas e reafirmou que a ALBA nunca se furtará a seu dever de legislar em prol da Bahia e dos baianos – em especial nesse difícil momento da vida nacional. “O secretário está otimista com o cumprimento do cronograma vacinação da população e da paulatina redução dos casos de infecção com a Covid-19”, disse. Os dois envidarão esforços para estreitar as relações da Sesab com a ALBA.
 
A VACINA
 
A Sputnik V é a primeira vacina registrada do mundo baseada em vetor adenoviral humano, já tendo sido registrada em mais de 20 países. É, hoje, uma das três vacinas no mundo com mais de 90% de eficácia, calculada com base em dados de 19.866 voluntários que receberam as duas doses. A vacina foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia da Rússia, fundado em 1891 e que, em 1949, recebeu o nome de Nikolai Gamaleya. O custo de uma dose da vacina Sputnik V para o mercado internacional é inferior a US$ 10 e a sua forma liofilizada (seca) pode ser armazenada entre dois e oito graus positivos (Celsius), facilitando o manuseio e distribuição.
 
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: