Educação

Secretaria da Educação lança Pílulas de Aprendizagem com novos conteúdos educacionais

A Secretaria da Educação do Estado disponibiliza, a partir desta sexta-feira (2), uma série de novos conteúdos educacionais intitulados “Pílulas de Aprendizagem”, para apoiar estudantes e professores neste momento de pandemia. As atividades são voltadas para os conteúdos prioritários de cada série dos ensinos Fundamental e Médio, fazendo um diálogo com os Roteiros de Aprendizagem disponibilizados durante 21 semanas e que estão disponíveis no Portal da Educação – http://www.educacao.ba.gov.br/pilulasdeaprendizagem

Cada material é introduzido por um texto, que traz informações sobre a vida e a obra de Anísio Teixeira, homenageando os 120 anos do educador baiano e destacando a importância da sua obra para a educação pública, na Bahia e no Brasil. A superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Manuelita Brito, falou sobre o novo projeto. “Este material traz uma abordagem mais sintética sobre os objetos de conhecimento e é apoiado em exercícios e atividades comentadas. A ideia surgiu a partir dos feedbacks trazidos pela rede, de modo informal. A partir daí, buscamos um formato que facilitasse para estudantes e professores o uso mais intenso do material, dado que os roteiros traziam os conteúdos agregados por área de conhecimento, para a semana inteira. Agora, o estudante escolhe qual o componente que quer ou precisa aprofundar e o professor tem mais liberdade para utilizar as pílulas como recursos complementares às suas produções. Os roteiros e as pílulas se complementam”, explicou.

Didaticamente, essas novas produções são compostas por quatro seções: 1) “Vamos ao momento da leitura”, em que é apresentado um pequeno texto de apoio com um conteúdo prioritário que auxilie na resolução das atividades; 2) “Agora, vamos ao momento da retomada das atividades?”, que traz questões subjetivas e objetivas, com o intuito de desenvolver a habilidade leitora e de escrita; 3) “Onde posso encontrar o conteúdo”, que indica um livro didático da disciplina, sugestão de vídeos (que pode ser de ficção, vídeoaula, documentário), link de reportagem/artigo ou exercícios referentes ao conteúdo do componente; e 4) “Gabarito comentado”, com comentários de todas as questões abertas e objetivas. A cada 15 dias serão postadas 20 novas “pílulas” para cada série/ano.

Para os interessados, os Roteiros de Estudo continuam disponíveis no Portal da Educação. São mais de 1.400 roteiros, com dez atividades cada, destinada à uma área de conhecimento diferente: Linguagens; Matemática e Ciências da Natureza; e Ciências Humanas.

Fonte:SECOM 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: