Política

Salvador – Vereadores prestigiam celebração em homenagem a São Francisco Xavier

Vereadores prestigiaram na manhã desta segunda-feira (10), na Catedral Basílica, no Centro Histórico, a celebração em homenagem a São Francisco Xavier, padroeiro de Salvador. O evento religioso ocorreu com todos os protocolos de segurança por causa da Covid-19. Populares, religiosos e autoridades municipais participaram da missa com acesso limitado.

A santa missa foi presidida pelo arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, cardeal dom Sérgio da Rocha, concelebrada pelo arquiabade dom Emanuel D’able do Amaral.

“Hoje é o dia de homenagear São Francisco Xavier, padroeiro de Salvador. E rogar por proteção à saúde e vida dos moradores da nossa cidade, do Brasil e de todo o planeta. E pedir ao santo para a humanidade superar o mais breve possível essa pandemia”, afirmou Geraldo Júnior. 

Ele agradeceu a dom Sérgio da Rocha, ao arquiabade dom Emanuel D’able e às demais autoridades da igreja católica pelo trabalho social em prol da população de Salvador.
Católico praticante, o vereador Joceval Rodrigues foi um dos organizadores da missa. “Provavelmente somos uma das poucas cidades do mundo em que uma Câmara de Vereadores teve participação ativa na escolha de um padroeiro, inclusive solicitando o título diretamente ao Vaticano”, afirmou.

Joceval Rodrigues acrescentou: “Fico muito feliz em poder ajudar a nossa cidade a manter viva a fé em nosso padroeiro. Na santa missa de hoje, renovei os votos de compromisso com Salvador”, frisou o parlamentar.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, pelo segundo ano consecutivo, não ocorreu a tradicional procissão com a imagem de São Francisco Xavier pelas ruas do Centro Histórico da capital baiana. A celebração do padroeiro de Salvador também marca a renovação dos votos de fé dos vereadores de Salvador.

Estiveram presentes na celebração o presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (MDB), o prefeito Bruno Reis, a vice-prefeita Ana Paula Matos e os vereadores Joceval Rodrigues (Cidadania) e Paulo Magalhães Júnior (DEM),

O vereador licenciado e secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer, Kiki Bispo, esteve presente. Representantes de diversas irmandades da Arquidiocese de São Salvador da Bahia também louvaram o padroeiro.

História

São Francisco Xavier se tornou padroeiro da cidade no dia 10 de maio 1686, após uma manifestação popular pedir às autoridades locais o envio deste pleito ao papa. Na ocasião, Salvador superou duas pestes e os fiéis atribuíam este fato à intercessão do santo.

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: