CidadesPolítica

Salvador – Vereadores participam da festa cívica do 2 de Julho

Desfile marcado pela participação popular mostra a importância da Bahia na consolidação da Independência do Brasil

Os 199 anos da Independência do Brasil na Bahia foram comemorados por vereadores, populares e autoridades civis e militares no tradicional desfile do 2 de Julho, do Largo da Lapinha ao Campo Grande, com parada na Praça Municipal. Por conta da pandemia da Covid-19, a festa cívica não foi realizada nos dois últimos anos.

Para o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (MDB), “o 2 de Julho tem o lado histórico, que ainda repercute nos dias de hoje, e tem o lado do vigor da participação popular, refletindo no exercício da cidadania, na consolidação da democracia e na união das pessoas para vencer os desafios da vida”.

Geraldo Júnior também destacou a participação feminina na consolidação da Independência do Brasil na Bahia. Ele ressaltou a atuação da heroína Maria Quitéria, “que representa, na prática, com luta, a qualquer tempo, a força de todas as mulheres”.

Hasteamento

A programação foi iniciada às 6h, com a tradicional alvorada de fogos no Largo da Lapinha, marcando a preparação do Cortejo Cívico. Em seguida houve o hasteamento das bandeiras e a deposição de flores no monumento do General Labatut. 

O dia 2 de Julho de 1823 marca a libertação definitiva do Brasil de Portugal, um ano após a Proclamação da Independência, em 1822, por D. Pedro I, às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo. 

A Independência do Brasil na Bahia celebra a vitória dos baianos após 17 meses de batalha contra as tropas portuguesas, consolidando assim a separação política do Brasil de Portugal. Apesar da conquista, muitos morreram na intensa batalha, a exemplo de Joana Angélica, que foi martirizada por defender os que se escondiam no convento da Lapa.

Participaram do desfile do 2 de Julho os vereadores Hélio Ferreira (PCdoB), Sandro Bahiense (PP), Marta Rodrigues (PT), Edvaldo Brito (PSD), Sabá (PP), Claudio Tinoco (União), Paulo Magalhães Jr. (União), Fábio Souza (SD), Alberto Braga (Republicanos), Roberta Caires (PP), Joceval Rodrigues (Cidadania), dentre outros.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: