Cultura

Salvador – ‘TCA em Casa’: confira programação da quarta semana de julho

Chegando à reta final do mês de julho, entre os dias 20 e 26, o ‘TCA em Casa’, programação em ambiente digital do Teatro Castro Alves (TCA), destaca mais uma edição digital do ‘Domingo no TCA’, com registro do ‘CineConcerto’ da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Nesta semana, também serão abertas inscrições para a segunda temporada dos “Cursos de Música do TCA na Quarentena”. Diariamente, são ofertadas opções culturais para o público, mantendo as atividades de difusão da arte e dando acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgatando memórias e compartilhando informações.

Os bastidores e rotinas da Direção Geral e do Administrativo do TCA são pauta da 5ª edição do “Ficha Técnica”, na segunda-feira, 20 de julho, às 18h, na página de Instagram do TCA, com dois funcionários essenciais do dia-a-dia do Complexo: Dirlene Oliveira, assessora da Direção, e Filipe Nascimento, subgerente Administrativo e de Operações. Saem de suas mãos boa parte das ações que mantêm o TCA em movimento contínuo, com seus processos e atividades de base garantidos. Neste projeto, o objetivo é compartilhar toda a operação de funcionamento do maior equipamento cultural da Bahia, através da fala de seus servidores.

Jó e Jonga Lima são as atrações do “Terça da Música”, no dia 21 de julho, ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA. Em maio do ano passado, estes artistas fizeram shows marcantes na Sala do Coro do TCA: ela, em lançamento do EP “Ao meu alcance”; ele, celebrando 30 anos de carreira. Agora, ambos exibem vídeos de registros ao vivo feitos durante seus espetáculos, nesta série que rememora shows realizados no espaço desde sua reabertura, em julho de 2018, em que as terças-feiras ficaram tradicionalmente reservadas a shows de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”.

Na sexta-feira, dia 24, às 16h, a 2ª edição online do projeto “Loucura Pouca É Bobagem”, no YouTube do TCA, vem com o tema “O afeto e as transformações impostas pela pandemia”, numa conversa que reúne a atriz Cyria Coentro, o jornalista, escritor e ex-deputado federal Jean Wyllys e a jornalista e apresentadora Rita Batista, mediados pela apresentadora Vânia Dias. O encontro será exibido dentro da janela “TCA de Braços Abertos”, que oferece o ambiente digital do TCA para iniciativas culturais, assim como ocorria na ocupação dos palcos do Complexo em seu cotidiano. Com roteiro de Luciana Queiroz, Priscilla Andreata e Thaís Alves, que é também idealizadora do projeto, o vídeo também contará com esquetes teatrais dos atores Diogo Lopes Filho e Márcia Andrade.

Já no domingo, dia 26, tem “Domingo no TCA” a partir das 11h. Em outubro do ano passado, a OSBA realizou a mais recente edição do “CineConcerto”, projeto consagrado que existe desde 2013 e que tem como objetivo ampliar o público de música de concerto ao mostrar sua proximidade fundamental com o cinema. Agora, a íntegra do espetáculo, que mais uma vez lotou a Concha Acústica do TCA, será exibida no canal de YouTube do TCA, transferindo para a internet um dos principais projetos continuados da cultura do Estado. Com direção cênica de Gil Vicente Tavares e regência do maestro Carlos Prazeres, a apresentação contou com a presença dos solistas Dani Falcone e Tito Bahiense, cantando alguns dos temas do programa, e o registro foi feito pela TVE Bahia, que disponibilizou o material a ser veiculado.


Balé Teatro Castro Alves (BTCA)

As tradicionais aulas abertas da companhia oficial de dança da Bahia, desde início de maio, tomaram a virtualidade. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, de segunda a quinta, sempre às 14h30, voltadas a pequenos grupos de pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, além de grandes aulões públicos em lives às sextas-feiras, 15h, no Instagram – nesta semana, um especial de Yoga, com a professora convidada Anita Macedo, mestre em Saúde e Atividade Física pela Universidade de Barcelona, formadora de professores de Yoga e de terapeutas de massagem Ayurvética no Instituto Superior de Medicina Tradicional de Barcelona e professora de Educação Física. Para completar, o “BTCA Movimenta Home Office” oferece prática de alongamento semanal, nas segundas, às 18h30.

No dia 23 (quinta-feira), às 17h, a 5ª edição da série “Bate-papo dos Pés à Cabeça” recebe o cantor, ator, palhaço e arte-educador Marcelo Jardim, em conversa sob comando e mediação do bailarino Paullo Fonseca. Neste projeto, integrantes do BTCA conversam ao vivo com convidados especiais no perfil no Instagram.

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA)

Logo em março, a Orquestra Sinfônica da Bahia lançou a “#OSBAFLIX – Especial Quarentena”, uma série de conteúdos diversos que levam sua música e experiência para a internet. São oportunidades digitais para que o público não apenas continue a ouvir música de concerto, mas que possa conhecer mais sobre este universo.

Neste contexto, este mês tem reverência ao compositor alemão L.V. Beethoven (1770-1827), neste ano em que se celebram os 250 anos do seu nascimento. No dia 23 (quinta-feira), às 19h, no YouTube da orquestra, vai ao ar mais um OSBAMIX, com gravação do Quarteto de Cordas, composto pelos músicos Priscila Rato e Francisco Roa (violinos), Serghei Iurcik (viola) e Thomaz Rodrigues (violoncelo), interpretando a obra “Cavatina do Quarteto de cordas nº 13 em Si bemol maior, Op.130”, de Beethoven.

Cursos de Música do TCA na Quarentena

Depois do sucesso do primeiro trimestre de transferência para o ambiente digital dos seus cursos de iniciação ao universo da música sinfônica, o TCA abre nova temporada de ensino a distância para pessoas interessadas em adentrar neste mundo: não é necessário conhecimento prévio, o propósito é justamente de introdução à apreciação musical e à prática de instrumento. Assim, viabilizando e potencializando o alcance desta ação durante o atual período de isolamento para o enfrentamento da Covid-19, são oferecidas as turmas “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Martins Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30. Os interessados devem garantir vaga, por ordem de inscrição, entre os dias 23 e 28 de julho, através de preenchimento de formulário disponível no site www.tca.ba.gov.br.

Realizados em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos estão tendo uma primeira versão digital desde início de maio e até fim de julho, totalizando três meses de aulas, com um encontro semanal, que são realizados ao vivo através da plataforma Zoom. Mais de 1.100 pessoas de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal se inscreveram no projeto; da Bahia, houve inscrições de 64 cidades. De início, eram 80 vagas oferecidas e, por conta de tamanha adesão, foram criadas turmas extras e mais vagas, alcançando 180 contemplados. Agora, as turmas já começam em maior quantidade e com mais vagas. Com duas salas por semana de cada curso, serão 370 alunos inscritos no total. A jornada seguirá novamente durante três meses, até o fim de outubro.

Cumprindo as recomendações dos órgãos de saúde pública, todos os projetos do período de quarentena estão sendo desenvolvidos remotamente, sem demandar encontros presenciais e deslocamentos.

TCA em Casa – 4ª semana de julho de 2020

20 DE JULHO DE 2020 (SEGUNDA)
= Aulas abertas BTCA
Balé Clássico com Leonard Henrique, 14h30
= Ficha Técnica
Com Dirlene Oliveira e Filipe Nascimento, 18h
= BTCA Movimenta Home Office
Alongamento com Dina Tourinho, 18h30

21 DE JULHO DE 2020 (TERÇA)
= Cursos de Música do TCA na Quarentena
“Grandes compositores da música clássica” com Karina Martins Seixas, 10h
= Terça da Música
Com Jó e Jonga Lima, 12h
= Aulas abertas BTCA
Pilates com Ticiana Garrido, 14h30

22 DE JULHO DE 2020 (QUARTA)
= Aulas abertas BTCA
Balé Clássico com Anna Paula Drehmer, 14h30

23 DE JULHO DE 2020 (QUINTA)
= Cursos de Música do TCA na Quarentena
“Grandes compositores da música clássica” com Karina Martins Seixas, 10h
= Aulas abertas BTCA
Dança Contemporânea com Jai Bispo, 14h30
= Bate-papo dos Pés à Cabeça do BTCA
Com Paullo Fonseca e Marcelo Jardim, 17h
= #OSBAFLIX
“OSBAMIX” com Quarteto de Cordas, 19h
= Cursos de Música do TCA na Quarentena
Inscrições abertas da 2ª edição

24 DE JULHO DE 2020 (SEXTA)
= Cursos de Música do TCA na Quarentena
“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h
= Aulões do BTCA
Especial de Yoga com Anita Macedo e Fátima Berenguer, 15h
= TCA de Braços Abertos
“Loucura Pouca É Bobagem”, 16h
= Cursos de Música do TCA na Quarentena
Inscrições abertas da 2ª edição

25 DE JULHO DE 2020 (SÁBADO)
= Cursos de Música do TCA na Quarentena
Inscrições abertas da 2ª edição

26 DE JULHO DE 2020 (DOMINGO)

= Domingo no TCA
“CineConcerto” da OSBA
= Cursos de Música do TCA na Quarentena

Inscrições abertas da 2ª edição
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: