Salvador

Salvador – Prefeitura disponibiliza serviços gratuitos de cuidados aos animais

Neste sábado, 14 de março, é comemorado o Dia Nacional dos Animais. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos bichinhos, sejam domésticos ou selvagens. Para orientar a população que possui animais quanto aos cuidados fundamentais, bem como em situações de risco, a Prefeitura disponibiliza ações e serviços gratuitos durante todo o ano. As atividades são realizadas pela Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculados à Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Atualmente, a população tem acesso ao serviço de recolhimento e acolhimento de animais de grande porte que estejam atropelados, caídos ou transitando em via pública, promovido em parceria com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Em situações de maus-tratos, a Dipa faz a avaliação em cães e gatos das condições gerais do ambiente a que o animal está submetido, além de orientações sobre cuidados, guarda responsável e emissão de relatório para encaminhamentos quando necessário. O CCZ realiza a prevenção da raiva animal através da vacinação antirrábica, disposta gratuitamente nos postos municipais.

Já o controle da população de cães e gatos é realizado com a castração, sem custos, através de clínicas conveniadas. Para ampliar este tipo de atendimento, o serviço itinerante de castração animal, conhecido como Castramóvel, percorre diversas regiões da cidade, previamente anunciadas, e cada pessoa tem direito à castração de três animais por mês.

Além disto, uma nova sede da Dipa está sendo construída ao lado da sede do CCZ, na Rua do Mocambo, s/n, – Trobogy. A ampla infraestrutura será destinada ao atendimento de animais e protetores. São promovidos, ainda, importantes serviços de orientação, acompanhamento e encaminhamentos necessários ao cuidado dos animais.

Hospital Veterinário Municipal – Foi publicado recentemente, no Diário Oficial do Município (DOM), o aviso de convocação para cotação de preço para contratação de empresa especializada para implantação, operacionalização e gerenciamento do primeiro Hospital Público Veterinário da capital baiana, previsto para ser inaugurado ainda este ano. “Trata-se de uma conquista que nos deixa extremamente felizes, pois, através de empenho conjunto, poderemos ofertar de forma gratuita todo o cuidado e atendimento de saúde para a população animal, com o respeito, dignidade e carinho que merecem”, declara o titular da SMS, Leo Prates.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: