Sem categoria

Salvador inaugura decoração, iluminação e programação natalina

Luzes, cores e sons já fazem com que a capital baiana entre oficialmente no clima mais mágico do ano. Com a Praça Dois de Julho, no Campo Grande, completamente lotada, a abertura oficial do Natal Salvador 2019 foi realizada com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice Bruno Reis, além de gestores e autoridades municipais. Coordenada pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), ligada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), a programação gratuita e aberta ao público acontecerá até o dia 6 de janeiro. 

Na abertura, o público pôde conferir a chegada do Papai Noel, acompanhado das ajudantes. A música ficou a cargo do Coral Vozes da Rua, iniciativa da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) que envolve 30 pessoas em situação de rua assistidas pela pasta, instituições e movimentos sociais, e do grupo Tambores da Alegria, também formado pelo público-alvo do coral. 

“Mais do que falar, quero aproveitar para convidar a todos para conhecer a decoração de Natal deste ano. Tudo feito com muito capricho e carinho, começando mais cedo e trazendo mais brilho, luz e energia para este momento especial de fim de ano, valorizando as famílias e promovendo uma mensagem de paz para os lares de Salvador e tornando a cidade ainda mais encantadora para quem vem nos visitar. Trouxe minhas filhas (Lívia e Marcela), porque esse é um momento para as famílias”, disse o prefeito.  

“Só vemos isso em grandes cidades do mundo. Parece um parque de diversões, gratuito e construído a céu aberto”, complementou prefeito ACM Neto, que acionou as luzes de Natal de toda a praça, incluindo a Catedral de Luz, projeto do artista Pedro Campos, composto por mais de 20 mil lâmpadas. A Vila de Natal funciona de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, estendendo o funcionamento nos finais de semana até as 23h. 

O investimento total do município para a iniciativa é de R$ 5,2 milhões. Durante os dias de comemoração, serão 20 praças iluminadas, 6,2 milhões de microlâmpadas em LED nas ruas, 500 árvores enroladas, cerca de 750 peças luminosas em postes e mais de 600 horas de iluminação. A decoração especial pode ser encontrada em locais como o Dique do Tororó, Praça Municipal, Hospital Municipal de Salvador (Boca da Mata) e a fachada das Obras Sociais Irmã Dulce (Largo de Roma). O Farol da Barra tem jardim iluminado e letreiros luminosos. 

Na Cidade Baixa, o Roteiro da Fé conta com uma decoração especial na Praça Irmã Dulce e Bonfim. Locais como o Terreiro de Jesus, Ribeira e as praças Ana Lúcia Magalhães (Pituba), Imbuí, Largo do Tanque e da Matriz, em Valéria, além de grandes avenidas, a exemplo da Afrânio Peixoto (Suburbana), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Vasco da Gama e Oceânica, as praças Ana Lúcia Magalhães, da Dinha, da Sé, Irmã Dulce e São Marcos também recebem peças luminosas. 

Apresentações culturais – Além da iluminação especial, haverá mais de 100 horas de espetáculos e apresentações natalinas em diversos locais da cidade, em especial nos pontos turísticos. Cerca de 30 alunos de escolas da rede municipal de ensino, os assistidos pela Sempre e os integrantes da Banda de Música da Guarda Civil Municipal (GCM) farão apresentações em diversos pontos. 

Também haverá um pocket show de grupos de dança e passeio cicloturístico noturno, com tema natalino. O Centro Histórico será movimentado com um concerto de Natal eletrônico e a presença do Papai Noel no Pelô. Shows inéditos com 300 drones serão realizados no Campo da Pronaica, em Cajazeiras, no Farol da Barra e em um terceiro lugar a ser divulgado. 

Ponto principal – Mais uma vez, o Campo Grande é o palco principal da programação – em 2018, mais de 600 mil visitantes passaram por lá. Por isso, a praça terá atrações especiais e vários pontos chamados “instagramáveis”, para que as famílias possam registrar o momento.  

“Esta é a praça mais iluminada do Brasil, e Salvador hoje não perde para nenhuma outra cidade do país. O Campo Grande está muito bonito, a altura do que merece o povo de Salvador. Temos a Catedral, a referência ao Senhor do Bonfim, o Papai Noel Negro, representando a população de Salvador, a Santa Dulce dos Pobres, artesanato, alimentação e muito mais. Até o dia 25 entregaremos mais 20 praças iluminadas em toda a cidade”, declarou o diretor municipal de Iluminação, Júnior Magalhães.   

Além do espaço reservado para a Vila de Natal com a Casa de Papai Noel, os visitantes podem desfrutar dos estandes de artesanato e gastronomia, globo de neve, locomotiva iluminada, árvore de pixel, visitar a catedral de luz e som e assistir apresentações de corais e teatrais. Para facilitar o acesso da população, ônibus expressos com ornamentação natalina farão a integração até a praça. Além disso, uma operação especial vai ordenar o trânsito na região. 

Casa do Papai Noel – A Casa do Papai Noel já está aberta diariamente no Campo Grande, e quem passar pelo local poderá experimentar um novo jeito de vivenciar a festa – com muitas luzes, adereços e ainda com a presença do bom velhinho. O espaço funciona mesmo horário da vila de Natal, onde terá uma série de atividades para pessoas de todas as idades.

 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: