Cidades

Salvador – IN Pacto vai lançar edital de apoio a empresas em junho

A Prefeitura prevê para o mês de junho o lançamento de mais um edital de seleção para os Programas de Pré-incubação e Incubação da IN Pacto – Incubadora de Negócios Sociais. A ação é realizada por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e do Parque Social.

Na oportunidade, serão selecionadas pela IN Pacto, que integra o Centro Municipal de Inovação – Colabore, dez propostas para a modalidade de pré-incubação. Nesta fase, empreendedores em potencial recebem apoio especializado para transformar as ideias em uma empresa formalizada com um produto pronto para ser comercializado.

Ainda neste mês de maio, a IN Pacto inicia duas novas turmas: uma com oito negócios na pré-incubação, e a outra com dez negócios em fase de incubação, quando uma empresa já existente é auxiliada a desenvolver um produto inovador. Em março, a IN Pacto concluiu seu ciclo mais recente de capacitação, contemplando 13 negócios, em parceria com o Instituto Camargo Corrêa (ICC) e com a Fundação Avina, além da Prefeitura.

“Costumo dizer que empreender é um caminho de oportunidade e um importante incentivo à retomada econômica da nossa cidade, principalmente neste momento de pandemia. As ações desenvolvidas pela IN Pacto contribuem para esse movimento, com mecanismos que possam despertar nas pessoas a crença de que elas podem mudar a realidade do entorno por meio dos seus negócios, além de obter benefícios próprios”, destaca a diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos. 

A secretária da Secis, Edna França, lembra que a Prefeitura projetou, construiu e opera, em parceria com o Sebrae e o Parque Social, o Colabore, entendendo que a desigualdade social é o maior desafio a ser vencido em Salvador. “Este é o primeiro Centro de Inovação de Impacto com coworking público para microempresas, microempreendedores individuais (MEIs), startups ou pessoas que possuam soluções de impacto social para a cidade e que, também, contribuam para atingir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sem dúvida que a cidade ganhou muito nos últimos anos com essa estrutura e vai avançar mais ainda nessa agenda”, frisa.

Suporte técnico — A IN Pacto conta com três modalidades de apoio ao desenvolvimento de negócios: pré-incubação, incubação e graduação. São admitidas pelo processo seletivo da incubadora Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e Microempreendedores Individuais (MEIs). 

São selecionadas pela IN Pacto projetos e empreendedores que possam colaborar com o desenvolvimento socioeconômico local, através de iniciativas sustentáveis e inovadoras, conforme a resolução da ONU dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os negócios apoiados pela incubadora recebem gratuitamente suporte técnico, operacional, gerencial e estratégico, necessários para seu desenvolvimento, além de estrutura física para realização das atividades. Por força da pandemia, no entanto, as atividades de capacitação estão ocorrendo em ambiente virtual.

As atividades de qualificação estão divididas em capacitações coletivas e individuais, incluindo consultoria, mentoria e assessoria nas áreas de design, comunicação, marketing, direito e contabilidade. O ciclo completo de capacitação da IN Pacto conta com carga horária de 86 horas para pré-incubação e 171 horas para incubação. Já a graduação tem duração de seis a 12 meses.

Inscrição – Para participar dos programas da incubadora, é necessário que os interessados se inscrevam nas chamadas públicas divulgadas nos canais da IN Pacto, através do Instagram (@in.pacto.ssa), do e-mail (in.pacto@salvador.ba.gov.br) ou do WhatsApp: (71) 99983-4736. Além da inscrição, é preciso que os interessados também sejam aprovados no processo seletivo, de acordo com a modalidade e especificação dos editais.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: