Política

Salvador – Câmara realiza audiência pública com agentes de saúde e endemias

Debate no auditório do Centro de Cultura foi requerido pelo presidente Geraldo Júnior, que defendeu as categorias

O auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador ficou lotado durante uma audiência pública, na manhã desta quarta-feira (1º), com agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, que reivindicaram melhorias para as categorias. O debate foi requerido pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB).

Os agentes cobram da Prefeitura o cumprimento da Emenda Constitucional 120, que garante o vencimento de dois salários mínimos (R$ 2.424,00) a estes profissionais. A EC 120 foi promulgada pelo Congresso Nacional no dia 5 de maio. Até o momento, a Prefeitura de Salvador não enviou mensagem à Câmara sobre o tema. 

“Vai ficar aqui o meu compromisso. Absolutamente nada será votado na Câmara Municipal enquanto nós não discutirmos este assunto”, assegurou Geraldo Júnior.
Segundo Ivando Antunes, presidente da Associação dos Agentes de Saúde da Bahia (Aasa), o salário-base inicial da categoria na Prefeitura é de R$ 877,07.

Geraldo Júnior afirmou que é justa a reivindicação dos agentes de saúde. “Esta conquista histórica obtida pela categoria em nível nacional precisa ser replicada em Salvador. Afinal, a abrangência é nacional”, disse. 

“Assim que chegar ao Poder Legislativo da cidade uma mensagem da Prefeitura equiparando o salário-base dos agentes locais de combate às endemias ao piso nacional, esse projeto será votado com toda a celeridade”, acrescentou Geraldo Júnior.

O presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Combate às Endemias de Salvador (Aaces), Enádio Nunes Pinto, agradeceu a Geraldo Júnior “pelo esforço em prol das nossas categorias”.

A audiência pública foi presidida pelo vereador Randerson Leal (PDT) e contou com a presença  de representantes de diversos sindicatos e de associações dos agentes de saúde e combate às endemias. 

Conforme o vereador Maurício Trindade (PP), “a luta dos agentes de saúde e agentes de combate às endemias de Salvador é justa”.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: