Educação

Programa de Educação no Trânsito Chega às escolas de Salvador

O Programa Global de Educação em Segurança Viária para uma Nova Geração, conhecido como VIA, acaba de chegar ao Brasil. Entre maio e outubro, alunos das redes pública e privada de cinco capitais receberão a metodologia inovadora de aprendizagem implantada, desde 2019, em 29 países e que visa conscientizar os jovens sobre comportamentos relacionados a riscos de acidentes em vias e estradas. A previsão é alcançar cerca de 8.300 alunos, dos 8ª e 9ª anos do Ensino Fundamental até o 1º ano do Ensino Médio. 

Lançado em 2019 pela Global Road Safety Partnership e pelas Fundações Michelin e TotalEnergies, o programa está sendo implementado, no Brasil, pela organização não governamental Junior Achievement. Mais de 180 mil alunos de 875 escolas em todo o mundo já participaram da iniciativa, recebendo uma média de oito horas de treinamento estruturado em educação para o trânsito.  

O início da implementação nas salas de aula brasileiras aconteceu no mês de maio, em atenção à campanha Maio Amarelo, que visa conscientizar a sociedade para um trânsito mais seguro, e as ações seguem até outubro. As inscrições podem ser realizadas, até este mês, por diretores e gestores de escolas da rede pública e privada das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Goiânia. 

De acordo com Brenda Santos, diretora de Operações da Junior Achievement Brasil, o projeto VIA terá como suporte de articulação toda a estrutura da organização. “Oferecemos aos estudantes uma abordagem inovadora de conscientização sobre os riscos no trânsito por meio de métodos ativos, emocionais e criativos, a fim de reduzir os acidentes entre os jovens”, avalia. 

Para Charles Fernandes, Country Chair da TotalEnergies no Brasil, o projeto estimula o engajamento e a conscientização coletiva para um trânsito mais seguro. “A TotalEnergies está comprometida com a mobilidade segura e esta é uma das nossas áreas prioritárias nas iniciativas de responsabilidade social que realizamos em todo o mundo. Com o VIA, estamos trilhando um caminho de educação e conscientização para os condutores do amanhã”, reforça. 

Já Feliciano Almeida, CEO da Michelin América do Sul, destaca que essa iniciativa nas escolas tem um papel social importante para desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e o senso de pertencimento nos estudantes. “É fundamental pensarmos no amanhã. Por isso, fazer parte desta iniciativa e contribuir para a conscientização dos jovens sobre um assunto tão importante para toda a sociedade nos deixa muito orgulhosos e felizes. Há mais de 130 anos, a segurança é prioridade para a Michelin e nos guia em direção a um futuro, cada vez mais, sustentável”.

A cada ano, os acidentes de trânsito interrompem a vida de mais de 1,35 milhão de pessoas em todo o mundo e causam lesões a mais de 50 milhões de indivíduos. Crianças e jovens são os mais afetados, pois os desastres causados por comportamentos de risco em estradas e vias representam, hoje, a principal causa de morte na faixa etária dos 5 aos 29 anos. 

Conheça a metodologia do programa 

O VIA desenvolve, por meio de vídeos, jogos e outros materiais pedagógicos, quatro competências-chave juntos aos estudantes: Competência de risco, cujo intuito é alertar sobre riscos potenciais no trânsito, orientando como agir e reagir de forma segura para minimizar os riscos em estradas e vias; Competência de Mobilidade Segura, que destaca regras de trânsito e noções práticas de segurança viária; Habilidades de transporte, com objetivo de conscientizar os alunos sobre comportamentos de risco no trânsito, tanto para pedestres, quanto para condutores de diferentes meios de transporte (bicicleta, transporte público etc.); e Competência social para estimular a atenção com o outro durante a viagem; ensinando como estabelecer comunicação com outras pessoas no trânsito.  

Serviço 
Programa: VIA, Programa Global de Educação em Segurança Viária para uma Nova Geração; 
Período: Maio a Outubro de 2022; 
Públicos: escolas da rede pública e privada (8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) em cinco capitais brasileiras: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO); 

Inscrições: as inscrições podem ser realizadas, até junho, por diretores e gestores. Para inscrever sua escola, envie um e-mail para projetovia@jabrasil.org.br  

 

Sobre a Junior Achievement Brasil   

No país há 37 anos, a Junior Achievement Brasil impulsiona o futuro de diversos jovens. Com uma rede de 150 mil voluntários espalhados em 26 estados e no Distrito Federal, a organização já impactou 5 milhões de estudantes de 2.500 escolas, dos ensinos fundamental e médio. Por ano, são atendidos, em média, 320 mil jovens. A organização estimula e desenvolve estudantes para o mercado de trabalho, empreendedorismo e educação financeira.  

Sobre a Michelin 

A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los a tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 177 países, emprega mais de 124.760 pessoas em todo o mundo e dispõe de 68 centros de produção implantados que fabricaram cerca de 173 milhões de pneus em 2021. (www.michelin.com.br). 

Sobre a TotalEnergies  

A TotalEnergies é uma empresa global multienergética, presente no Brasil há mais de 40 anos. No país, atua nas atividades de exploração e produção, gás, energias renováveis, lubrificantes, produtos químicos e distribuição. 

Nossos mais de 100.000 funcionários em todo o mundo estão comprometidos com uma energia cada vez mais acessível, mais limpa, mais confiável e acessível ao maior número de pessoas possível. Ativa em mais de 130 países, a TotalEnergies coloca o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões no centro de seus projetos e operações para contribuir para o bem-estar das pessoas. 

(www.totalenergies.com.br)  

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: