Salvador

Profissionais de saúde atuam dentro das regras de proteção contra coronavírus

Para o enfrentamento da pandemia do Covid-19, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, reforçou o estoque de equipamentos de proteção individual (EPIs) para o uso dos profissionais de saúde, como máscaras, álcool em gel e luvas. A medida preventiva visa garantir que os trabalhadores possam atuar na assistência aos pacientes sintomáticos dentro dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e com segurança.

“Recebemos nesta quarta-feira (18) um novo lote de cerca de 150 mil máscaras para reforçar os postos da rede e garantir que todos os profissionais que atuam no atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios possam estar protegidos de uma possível transmissão. Também temos um estoque satisfatório de álcool em gel e luvas para atender a demanda da nossa rede assistencial”, afirmou Bruno Viriato, coordenador da Assistência Farmacêutica.
Para assegurar as boas práticas de atendimento em toda a rede municipal, os profissionais receberam treinamento específico para o acolhimento dos casos. De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, somente os trabalhadores que realizarem o atendimento direto dos pacientes com sintomas respiratórios devem fazer o uso das máscaras.
“A máscara cirúrgica deve ser utilizada para evitar a contaminação da boca e nariz do profissional por gotículas respiratórias, quando o mesmo atuar a uma distância inferior a um metro do paciente suspeito ou confirmado de infecção pelo novo coronavírus. É importante destacar que a recomendação dos órgãos reguladores é que a máscara não seja usada de forma indiscriminada, ou seja, não há necessidade de uso do equipamento por trabalhadores que não estiverem em contato direto com os pacientes que apresentam sintomas”, explicou Adielma Nizarala, médica infectologista.
Além do novo lote de máscaras cirúrgicas, estão previstos para os próximos dias o recebimento de uma carga de álcool em gel no almoxarifado da SMS.

 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: