COVID 19

Plataforma convoca voluntários para ajudar na prevenção ao suicídio

O voluntariado e a solidariedade se tornaram fortes aliados no combate à pandemia gerada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). No intuito de prestar assistência às pessoas e auxiliar na prevenção do suicídio, a Plataforma Bahia.Estado Voluntário e o Centro de Valorização da Vida (CVV) convocam voluntários para dar suporte a quem procura ajuda e apoio emocional, sobretudo, nesse momento tão delicado que estamos vivendo.

Uma pesquisa desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde em 2019 apontou o Brasil como um dos países com mais casos registrados de pessoas ansiosas: são 18,6 milhões de brasileiros ansiosos. Além disso, o estudo ainda revelou que o país contabiliza quase 12 milhões de brasileiros que sofrem com a depressão.

A coordenadora do CVV em Salvador, Josiana Rocha, faz um alerta relacionado à saúde mental e as consequências do isolamento social, medida necessária para conter o avanço da covid-19, mas que pode agravar problemas emocionais. “Com a quarentena, as pessoas estão ainda mais sensíveis, o simples fato de ouvir alguém pode salvar uma vida, por isso, precisamos do máximo de ajuda para atender quem precisa”, afirma.

Por conta da pandemia, nesse período o CVV está atendendo remotamente. As inscrições podem ser feitas através do site do Portal do Voluntariado. Para ser voluntário basta ter mais de 18 anos e ser aprovado no treinamento. A capacitação é realizada à distância, e por fim, o voluntário está apto para fazer a diferença na vida de alguém.

CVV
 
O Centro de Valorização da Vida é uma organização não-governamental filantrópica, sem fins lucrativos.  Presta serviço voluntário e gratuito, para qualquer lugar no Brasil, de apoio emocional e prevenção do suicídio, sob total sigilo e anonimato. O CVV existe no Brasil há 58 anos, já em Salvador, o órgão atua há 32 anos.

Josiana Rocha explicou que os serviços oferecidos funcionam 24 horas. O atendimento pode ser feito através do telefone gratuito 188, ou através do chat no site do CVV. “Estamos aqui para quem está passando por dificuldades e precisa desabafar, somos todos voluntários e trabalhamos por amor”, conclui.

No ano de 2019, o CVV atendeu mais de três milhões de pessoas no Brasil. Atualmente são atendidas em média 10 mil pessoas por dia. Em nível nacional, o CVV conta com uma equipe de mais de quatro mil voluntários. Em Salvador, a equipe conta com 48 voluntários.

Kátia Camillo, coordenadora da Plataforma Bahia.Estado Voluntário, reforça a importância da atuação do CVV para restabelecer a paz e o controle emocional de quem precisa. “Nesse momento de pandemia pessoas tristes, deprimidas ou com motivações suicidas podem ligar e receber um atendimento especial”, explica.

 
 
Plataforma Bahia.Estado Voluntário
 
Com o escopo de ampliar a rede de voluntariado e fortalecer a solidariedade coletiva, em 2019, foi lançada a plataforma Bahia.Estado Voluntário. A ferramenta on-line funciona como intermédio entre entidades públicas ou privadas aos cidadãos que pretendem atuar em trabalhos voluntários.

O cadastro é simples, basta acessar o portal: www.estadovoluntario.ba.gov.br e preencher as informações solicitadas. A plataforma de cidadania foi desenvolvida conjuntamente pela Secretaria da Administração (Saeb) e pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Para participar, órgãos, entidades sem fins lucrativos e voluntários devem preencher cadastros específicos no site. No caso das entidades, é necessário apontar itens como o CNPJ e a razão social. Já pessoas físicas que queiram realizar a atividade devem indicar os dias e horários disponíveis, além das áreas de atuação nas quais têm interesse em participar.

Ainda existe a possibilidade dos candidatos receberem convites para participar de projetos adequados ao seu perfil. Caso aceite, o candidato aguardará a aprovação do gestor do projeto, que também deve monitorar e avaliar o desempenho dos voluntários, a fim de validar o certificado de participação ao final do trabalho.
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: