Política

Pesquisa IPEC aponta Lula com possibilidades de ganhar no primeiro turno

Pesquisa Ipec divulgada na madrugada desta sexta-feira (25) para eleições de 2022, aponta Lula com o dobro de voto de Bolsonaro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganharia em primeiro turno. Segundo pesquisa IPEC, Lula tem 49% das intenções de votos  e o presidente Bolsonaro tem 23%.

O que também chama atenção é percentual que de quem os entrevistados não voaria de jeito nenhum, a rejeição de Lula caiu de 44%  para 36% e 62% não votaria de jeito nenhum no presidente Bolsonaro. Um dado interessante da pesquisa é que a terceira via soma aproximadamente 20% da intenção de votos, mas não existe ainda nenhum candidato que tenha se aprimorado deste percentual de forma equilibrada o que torna  Lula e Bolsonaro como protagonista e sem ameaças.

No que se refere avaliação do presidente Bolsonaro, A pergunta feita pelo instituto foi “Na sua avaliação, o governo do presidente Jair Bolsonaro está sendo”, com as opções “Ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”.

Somados, os itens “ótimo” e “bom” correspondem ao percentual de aprovação da administração; e os itens “ruim” e péssimo”, ao de reprovação, otimo/bom: 24% (era 28% em fevereiro) regular: 26% (era 31%) ruim/péssimo: 49% (era 39%) não sabe/não respondeu: 1% (era 2%).

O levantamento do Ipec foi feito entre 17 e 21 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos.

O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: