Política

O deputado Pedro Tavares (DEM), apresentou moções de congratulações em homenagem aos aniversários  de Lapão, Barro Alto e João Dourado

O deputado Pedro Tavares (DEM) apresentou moções de congratulações em homenagem aos aniversários de emancipação política de quatro municípios que compõem a sua base eleitoral. Lapão, Barro Alto e João Dourado completam 35 anos de autonomia neste sábado (9). Condeúba, por sua vez, chega aos 159 anos na quinta-feira da próxima semana.

 “A palavra Condeúba é de origem Tupi Guarani, que significa Pau de Candeia”, explica o deputado. Ele ressalta o potencial turístico da localidade, com diversas cachoeiras e nascentes. O município é cortado pelo Rio Gavião, que nasce no município vizinho de Jacaraci. Suas terras são de caatingas e semiáridas e tem clima seco e quente. 

Localizado na região de Brumado, Condeúba está distante cerca de 660 Km da capital Salvador. A população é de aproximadamente 17.000 habitantes e faz limites com os municípios de Cordeiros, Jacaraci, Mortugaba, Guajeru, Presidente Jânio Quadros e o estado de Minas Gerais. 

SATISFAÇÃO 

Nas moções para os aniversariantes do dia 9, Tavares fez questão de registrar a satisfação e alegria em saudar aquelas populações pela data. Sobre cada localidade, ele detalhou um pouco da história, traços geográficos e situação econômica. 

Sobre Lapão, por exemplo, ele informou que “se destaca como o maior produtor de cenoura do país, além de deter o título de um dos maiorescarnavais do interior da Bahia ao ponto de reunir cerca de quatro mil foliões”. A localidade é também grande produtor de feijão, sendo o distrito de Belo Campo responsável pela maior safra do município. 

“Barro Alto já pertenceu ao território de Canarana”, conta, explicando que “na época era sede de Canarana, com o nome Bruacas e depois como Mata de São João. Mas, foi em 9 de maio de 1985 que se tornou cidade e recebeu o nome Barro Alto”. Suas principais festas são: micareta, em abril, aniversário da cidade em maio e o São João em junho. A economia de Barro Alto se destaca com a pecuária e a agricultura. Na pecuária, pelos rebanhos de caprinos, bovinos e ovinos; na agricultura pela produção de milho, feijão e mamona. 

Por fim, o parlamentar lembrou que João Dourado é um município de grande produção comercial e agrícola. Conhecida como a capital da Cebola, é a maior produtora da região, também se destaca na pecuária, pela grande criação de bovinos, ovinos e caprinos. Na cultura, o deputado elogiou as festas, como a Festa da Cebola e a Festa do Padroeiro.

João Dourado pertencia a Irecê e se chamava Canal, mas foi em 1985 que o Coronel João Dourado fundou a cidade de João Dourado, dando o seu nome e desmembrando-a de Irecê. 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: