Política

“Não dava mais para ver o profissional de enfermagem em quatro empregos para formar um salário”, diz Lídice sobre aprovação de piso da categoria

Vice-líder do PSB na Câmara, a deputada federal Lídice daMata (PSB-BA) encaminhou voto a favor da aprovação do Projeto de Lei 2564, que prevê o estabelecimento de um piso salarial para os profissionais da Enfermagem. A reivindicação da categoria já durava mais de cinco décadas e desde o início da pandemia do novo coronavirus o assunto ganhou corpo com a mobilização de milhares de enfermeiros, técnicos e auxiliares em todo o Brasil.

Para a parlamentar baiana, era preciso a aprovação da matéria uma vez que os profissionais homens e mulheres da enfermagem chegam a precisar de trabalhar em até quatro lugares diferentes para obter um salário para suprir as suas necessidades. “Essas pessoas literalmente deram as suas vidas durante a fase aguda da pandemia, foram para a linha de frente mesmo no tempo em que ainda não tínhamos vacinas e ajudaram a salvar milhões de pessoas em todo o País. Era preciso esse reconhecimento”, disse.

De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem, mais de 770 profissionais morreram de COVID-19 entre março de 2020 a abril de2021, período em que os brasileiros ainda não haviam recebido nenhuma dose da vacina contra a doença. Dados do IBGE, divulgados pela Confederação Nacional das Secretarias de Saúde, apontam que mais de 65% dos mais de 6 milhões de trabalhadores do setor no Brasil, incluindo a enfermagem, são mulheres.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: