Política

Meio Ambiente debate situação da barragem de São José de Jacuípe A Comissão de

A Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos realizou, em parceria com a Câmara de Vereadores de Várzea da Roça, na manhã desta quarta-feira (25), uma reunião de pré visita técnica à barragem de São José de Jacuípe, programada para o período da tarde, com a presença de parlamentares da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O presidente do colegiado, deputado José de Arimateia (Republicanos), compareceu presencialmente ao evento realizado na câmara municipal da cidade, que também aconteceu virtualmente, com a presença de autoridades, e foi transmitido pelo portal da TV ALBA, no Facebook.

Segundo Arimateia, o objetivo da reunião e da visita é angariar o máximo de informações a cerca da barragem, que faz parte do projeto de transposição do Rio São Francisco. De acordo com o deputado, caso o projeto estivesse recebendo água, já estaria beneficiando vários municípios baianos integrantes da bacia do Rio Jacuípe. “Politicamente, trata-se de um esforço e união de forças locais, estaduais e federais que possam levar adiante as obras que faltam para tornar a barragem um equipamento de incremento ao desenvolvimento da região”.

José de Arimateia questionou o fato de o projeto de transposição do São Francisco já ter levado água ao Ceará e ainda não ter destinado o recurso hídrico a regiões necessitadas do Estado em que o rio cumpre o seu maior percurso. Após ouvir a explanação do representante da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), doutor Sérgio Coelho, fiscal do estudo de viabilidade do projeto que envolve a barragem, o legislador solicitou o envio de dados e orçamento, que estaria em torno de R$ 8 bilhões, para que possa pautar uma audiência pública sobre o tema. A intenção é que o Colegiado possa atuar diante da bancada baiana no Congresso, dos órgãos estaduais e do governo federal, com o objetivo de trazer recursos à obra.

Também presente ao evento, de forma virtual, o deputado Jurailton Santos (Republicanos), disse que se coloca à disposição no que for preciso para ajudar o projeto. “Pode contar comigo para ajudar a população, afinal de conta fomos eleitos para defender e lutar pelo povo, que é justamente o que esta Comissão está fazendo agora, com deputados deslocando-se aqui da Assembleia Legislativa para, in loco, ver de que forma podemos ajudar o povo”, declarou.

Entre os participantes da reunião, estavam o prefeito de Várzea da Roça, Danilo Santos Sales Rios, o prefeito de Serra Preta, Franklin Leite da Silva, o prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, a presidente da Câmara de Vereadores de Serra Preta, Talita Trindade Oliveira, além de vereadores e outras autoridades de municípios da região beneficiada pelas águas da barragem.

Também compareceram representantes do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), do Comitê da Bacia do Paraguaçu, da Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: